domingo, 13 de julho de 2008

Elvis Presley - Elvis Presley (1956)

boomp3.com
Amigos,
antes de qualquer coisa,
dê play nesse playerzinho aí acima.
Hoje é um dia especial.
Não, não estou falando isso por causa da "estréia" desse blog.
Estou falando isso porque hoje é o "Dia Mundial do Rock".
Em 13 de julho de 1985, Bob Geldof, ex-Boomtown Rats, organizou, na Filadélfia (EUA) e em Londres (Inglaterra) ao mesmo tempo, um festival chamado "Live Aid" para arrecadar fundos para a população que vivia na miséria na Etiópia. Esse festival reuniu artistas do nível de Black Sabbath (com Ozzy), Status Quo, INXS, Loudness, Mick Jagger, David Bowie, Dire Straits, Queen, Judas Priest, Bob Dylan, Duran Duran, Santana, The Who e Phil Collins entre muitos outros. Além dos fundos arrecadados, o concerto também produziu a música "Do They Know It's Christmas Time at All", que reunia cantores do pop inglês dos anos 80, como Sting, Boy George e Simon LeBon (do Duran Duran). O festival arrecadou mais de 60 milhões de dólares e, por essa iniciativa, Geldof foi indicado até para receber o Prêmio Nobel.

Desde então, a data foi oficializada como o "Dia Mundial do Rock".

Mas vocês devem estar pensando:
"Caramba.. bela atitude, mas .. e Elvis?"

Pois é.. é isso que eu penso também.
Aliás, foi em 5 de julho de 1954 que o então caminhoneiro Elvis Aaron Presley entrou num estúdio para gravar um singelo disco para presentear sua (lá dele) mãe e saiu de lá como o "Rei". Na minha opinião, o dia mundial do rock tinha que ser esse: 5 de julho.
Mas como a intenção do Geldof foi boa, deixa pra lá.. o importante mesmo é que o rock tá aí, um cinqüentão firme, forte e sacudido. E pra não dizer que não falei do "Rei", minha singela homenagem ao mito, ao primeiro ícone e primeiro traídor do rock: Elvis "the Pelvis".

Até mais.

2 comentários

Tony Water barrett disse...

porque vc diz que Elvis presley é o traidor do rock?

Bloody Mary disse...

Olá, Tony.
Primeiramente quero agradecer sua visita ao EMM e sua iniciativa de interagir com a gente. É bem mais interessante quando isso acontece assim, trocando idéias e opiniões.

Sobre o Elvis ser o "primeiro traidor" foi meio que uma brincadeira com fundo de verdade. Todos sabemos que o Rock é uma paixão e, como tal, equilibra-se entre o amor e o ódio. Quando surgiu, gravando seu primeiro registro por conta própria apenas para presentear sua mãe, Elvis pode muito bem ser comparado às bandas que bancam suas demos, seus singles, seus álbuns. Nesse sentido há uma ingenuidade e primitiva carregada pela força e vontade de fazer o rock pelo simples prazer de fazê-lo. Isso gerou herdeiros na cena punk, nas bandas de garagem e no rock alternativo/underground. Ao fazer sucesso, ou melhor, ao perceberem que Elvis vendia ($$$) sua imagem foi turbinada com filmes, participações em especiais de tv, ao lado de diversos grandes nomes (e até presidentes!) que agregaram ao Rei do Rock uma justificativa mais razoável (e, portanto, menos meramente apaixonada) para que seu sucesso alcançasse limites mundiais. Não vai aqui nenhum julgamento de valor desse período mas é inegável que Elvis foi absorvido pela Indústria da Música e passou a servir-se dela profissionalmente, em outras palavras, passou a "viver do rock" e não mais "viver para o rock".

Atenção: particularmente eu acho esse profissionalismo bem razoável desde que não haja interferências na parte criativa e de personalidade do artista, diga-se de passagem.

Mas, como o rock é PAIXÃO, costuma-se provocar aqueles que alcançam o status de "contratado" por essa ou aquela grande gravadora (normalmente multinacional) acusando-os de vendidos, traidores. Sex Pistols, Iggy Pop, David Bowie, Ozzy, Ratos de Porão, Inocentes, Tom Zé. Muitos foram provocados assim e cada um respondeu ao seu próprio modo, hora com irônia, hora com cinismo, hora com descaso, hora com raiva, hora com abatimento.
A colocação, em si, foi mais uma provocação aos fãs de Elvis (entre eles, eu!) que dividem-se entre cultuar sua fase roqueira ou adorar sua era Las Vegas. Faço parte do primeiro time - como pode comprovar através das minhas postagens - mas respeito opiniões diferentes das minhas.
E você, o que acha?
Até mais.

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^