sábado, 25 de junho de 2011

Titãs - Titanomaquia (1993)


Amigos,
foi com "Titanomaquia" que eu conheci os Titãs. A imagem que eu tinha da banda - aquela associada ao produtor Liminha, às FM's e aos programas de auditório - nunca havia permitido que eu me aproximasse dos seus discos (mesmo sabendo que "Cabeça Dinossauro" e "Tudo ao Mesmo Tempo Agora" eram altamente recomendados). Porém, quando Jack Endino (Nirvana, Soundgarden, Skunkworks e Bruce Dickinson) assinou a produção do álbum eu fiquei curiosa. De fato a sonoridade da banda (que já vinha se adaptando aos ruídos dos anos 90) ganhara peso e distorção com a chegada do novo produtor. Por fim a crítica elogiou o trabalho mas os fãs não entenderam e as vendas foram baixas. "Será que é Isso o que Eu Necessito?", "Taxidermia" e "Nem Sempre se Pode ser Deus" ganharam vídeo. Aliás, essa última é uma crítica escancarada aos críticos que insistiam (na época) em comparar a fase "Cabeça Dinossauro" ao até então último lançamento "Tudo ao Mesmo Tempo Agora". Outros destaques são "Agonizando", "Felizes são os Peixes", "Fazer o Quê?", "De Olhos Fechados", "Estados Alterados da Mente", "A Verdadeira Mary Poppins" e as incríveis "Dissertação do Papa Sobre o Crime Seguida de Orgia" e "Disneylândia". Sinceramente não gosto de "Hereditário" (acho até que nem o próprio Nando Reis gostou dela, o que acabou ocasionando sua saída do grupo..) e nem da "Tempo pra Gastar" - mas no todo o disco vale a pena e o EMM recomenda.
Mais informações aqui.
Até mais.

1 comentário

Hellraiser disse...

Saudações, Mary.
Eu sempre te disse que "Cabeça Dinossauro" e "Tudo ao Mesmo Tempo Agora" eram bons discos.. O "Titanomaquia" também é e os três juntos formam a tríade que eu recomendo aos interessados em conhecer o que foi essa banda.

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^