sexta-feira, 18 de julho de 2008

U2 - Boys (1980)

boomp3.com
Amigos,
a década de oitenta pode ser definida como a década do "pós-punk".
Incendiados pela atitude do "faça você mesmo" milhares de jovens deram início às suas próprias bandas. Cada cidade tinha a sua, cada bairro tinha a sua. Os estilos variavam muito: haviam os neo-românticos, os neo-góticos, os "new wave", surgiram, ainda, misturas que assimilaram o punk (como foi o caso do Thrash Metal) e assimilações que o próprio punk fez (como foi o Crossover), enfim, uma época muito profícua.
Profícua mas muito desperdiçada.
A maioria das coisas que ganharam destaque nessa época soavam cópias, meras revisões do que já havia surgido. As bandas já estabelecidas (o "mainstream") se repetiam à exaustão, tornando-se caricatas e óbvias. Some, a isso, a maldita MTV que passou a "administrar" a cena. Muitas vezes a banda nem existia e já tinha um vídeo na TV (quem tem seus 20 pra 30 anos deve se lembrar do Milly & Vanilly, né?)
Era mais importante ter um clip bem feito do que talento.. tempos difíceis..
O maior nome dos anos oitenta foi, sem dúvida, o Guns´n´Roses, uma boa banda, até, mas que repetia a fórmula do Hard Rock consagrada por Aerosmith e tantas outras anos antes..
Eis que, da Irlanda, surge o U2.
Com um rock baseado não no peso, mas na melodia, letras mais acessíveis, é verdade, mas sem perder o engajamento (típico dos "desobedientes" súditos da rainha..)
Influenciados pela atitude punk do faça você mesmo, pela sonoridade gótica (cheia de guitarras minimalistas, ecos e baterias alternadas) e com uma musicalidade criativa, talvez tenham sido a única banda, daquela década, que me pareceu ter algo novo pra apresentar.
Muita gente estranhou (e estranha até hoje) o grupo figurar por aí com o rótulo "rock", mas é isso o que são: rock, e dos bons!
Acontece que, pra analisar uma banda de Heavy você usa os critérios do Heavy Metal.
Pra analisar uma banda Punk, você usa os critérios do Punk.
Então, pra analisar o U2, não comece comparando-o aos nomes já postados aqui.
Eles estão numa outra categoria, nem melhores, nem piores, apenas diferentes.
Talvez sejam descendentes diretos do Velvet Undergroun, Patti Smith, não sei..
Só sei que o rock é revolucionário e o contrário de revolucionário é conservador.
Então, não seja conservador e revolucione suas experiências musicais.
Aposto com você que mal não vai te fazer..
Até mais.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^