quinta-feira, 17 de julho de 2008

Ramones - Ramones (1976)

boomp3.com
Amigos,
todos nós sabemos que de boas intenções, o inferno está cheio.
O mundo parece não admitir idéias novas e, logo, insiste em repetí-las, enfraquecendo-a com apelos comerciais, clichês e bordões dos mais chatos e comuns.
Isso se aplica também ao rock.
Bandas geniais, aos poucos, iam (e ainda hoje vão) perdendo a força, deixando de lado a espontaneidade, a sinceridade, para se tornarem caricaturas, cópias do que um dia elas já foram. Alguns dirão que é amadurecimento, outros dirão que é a idade. Há ainda aqueles que dizem que é o mercado.. enfim, explicações existem aos montes, mas nada que justifique.
Em 76 a coisa estava meio paradona. As grandes badas (Stones, Who, entre outras) haviam se tornado "superbandas": mega-produções, mega-turnês, assessoria de imprensa, álbuns cada vez mais superproduzidos, cada vez mais audaciosos, que surpreendessem o público. Foi essa a cena que fez quatro moleques do Queens, Nova Iorque, criarem sua própria banda. Seus ídolos estavam deixando de serem "ídolos" para se tornarem "semi-deuses", intocáveis, inatingíveis, e o que é pior, insuportáveis.. Joey, Johnny, DeeDee e Tommy logo viram que, se quisessem ouvir música espontânea outra vez, teriam que fazê-las eles mesmos. E foi o que fizeram.
Com instrumentos vagabundos, uma técnica musical limitada, letras sobre o dia-a-dia (como namoros, brigas, cheirar cola, roubar, comprar drogas..) e muita energia e vontade, deram origem a um dos gêneros mais controversos: o punk rock. As músicas eram curtas e rápidas. A guitarra soava como uma ferramenta qualquer, sem dinâmica mas sempre intensa. O baixo se limitava a dar as tônicas. A bateria só faltava chorar de tanto apanhar. Mas em energia, nada se igualava. As primeiras apresentações atraiam um público que ia dos junkies, mendigos e doidões, em geral, à intelectuais e anônimos que se perguntavam "que coisa é essa?". Junto com o punk rock nascia a ideologia punk: faça você mesmo (DIY), uma máxima válida até os dias de hoje. Milhões de garotos passaram a pegar seus intrumentos de segunda-mão e se trancar nas garagens pra fazer barulho. Claro que antes dos Ramones já existiam punks (Stooges, MC5, TRex, NY Dolls, só pra citar alguns..) mas foram eles quem definiram e categorizaram a coisa. Se um dia fizerem um dicionário sobre rock, ao lado do verbete "punk" vai estar uma foto dos Ramones.
Até mais.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^