quarta-feira, 16 de julho de 2008

Black Sabbath - Black Sabbath (1970)

boomp3.com
Amigos,
tudo ia bem até que em 1970 a coisa ficou preta, ou melhor, ficou BLACK (sacaram o trocadilho?)!
Quatro garotos da classe operária de Birmingham (Inglaterra) desenvolveram um jeito único de tocar suas músicas. A sonoridade do blues foi amplificada e distorcida, os riffs "casuais" deram lugar a riffs pesadões, cheios de clima, a temática deixou de ser simples e acessível para se tornar sombria, demoníaca, às vezes. Os rostos comportados foram deixados de lado, agora era a vez dos cabelões, crucifixos e das caras-de-mau. Era a vez do "Black Sabbath": Ozzy Osbourne, Tony Iommy, Terry "Geezer" Butler e Bill Ward apresentavam ao mundo o seu monstro - o Heavy Metal. Mais uma vez, o rock mudou. Zeppelin era pesado, Purple era rápido, mas só o Sabbath era Heavy Metal!
Posto, hoje, o primeiro álbum dos endemoniados.
A começar pela capa, tudo é sombrio, soturno, como seria o futuro daqueles quatro jovens se eles não tivessem encontrado a música.

De cara, a faixa "Black Sabbath" mostra a que vieram: a chuva, os trovões, os sino, tudo inspira medo. O riff é típico de filme de terror. A voz de Ozzy expressa medo. A música se arrasta, parece um monstro. A letra diz "Satã está sentado lá, ele está sorrindo". Sinceramente, uma das músicas mais impressionantes que eu conheço.

"The Wizard" começa com uma gaita que te faz pensar:"mas isso eu já conheço". Mas não é bem assim.. A bateria, dessa vez, conduz a música. A guitarra aproveita as brechas para compor, tanto quanto o vocal, a melodia da música. "Nunca conversando, Apenas caminhando, Espalhando a magia dele", esse refrão pode ser aplicado ao mago Iommy e sua gutarra.

A terceira é "Behind the Wall of Sleep". Uma letra cheia de interpretações (como quando Ozzy canta: "Se você quer todo remorso Leve seu corpo a um cadáver"). Os riffs de Iommy são históricos. Na minha opinião, são perfeitos.

"NIB" é outro clássico. Podemos dizer que se trata da declaração de amor de um demônio. "O sol, a lua, as estrelas, todas trazem meu selo", a temática das músicas logo criaram o mito de que a banda tinha envolvimento com seitas satânicas (o que pode ser a origem de outra tendência do Heavy Metal: o Black Metal), mas esse fato sempre foi desmentido pelos caras.

"Wicked World" mostra que nem tudo no Heavy Metal era fantasia. Numa música perfeita para se "bater cabeça" a letra diz: "Eles podem pôr um homem na lua facilmente/Enquanto pessoas aqui na terra Estão morrendo de velhas doenças". E ainda dizem que o rock aliena..

"Sleeping Village" é apenas um verso: "Red sun rising in the sky, Sleepin' village, cock'rel's cry. Soft breeze blowin' in the trees. Peace of mind, feel at ease".

"Warnig", emendada à música anterior, fala de um sujeito confuso, perdido entre seu sentimento por uma pessoa e suas visões sobre traição. Cheia de passagens, o vocal volta bem no final, para deixar a frase "I was born without you baby but my feelings were a little bit too strong,Just a little bit to strong" bem fixada em nossas mentes.

"Evil Woman", fecha o álbum. O que à primeira vista pode parecer uma "homenagem" à alguma mulher, trata-se, na verdade, de um sujeito que discute com uma mulher literalmente diabólica sobre um suposto filho dos dois (acho que já vi essa história num filme de terror..).
Sinceramente, um dos melhores álbuns de rock já produzido até hoje. Não é por acaso que soa atual e influente até hoje, sendo referência obrigatória para qualquer cabeludo que almeje tocar Heavy Metal e assustar pessoas.
Imperdível.
Até mais.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^