terça-feira, 22 de julho de 2008

The Cult - Dreamtime (1984)

boomp3.com
Amigos,
existem bandas que nasceram pra fazer a trilha sonora de uma vida, sejam momentos bons, ruins, românticos ou não. O Cult é uma dessas. Ian Astbury, é a "alma" da banda. Vocalista, letrista, mentor intelectual, empresário e o que mais pintar. É ele quem assina pelo grupo. Na primeira formação ainda constam Billy Duffy, guitarrista, Jamie Stewart, baixista e Nigel Preston, baterista. Foi com essa formação que eles gravaram "Dreamtime", em 84, esse álbum que quero compartilhar com vocês hoje. Naquela época eles foram classificados como "muito gótico para o público em geral, muito heavy para os góticos e muito progressivo para os punks"! Uma "pérola" que só os "intendidus" em música conseguem compreender.. mas enfim..
Penso que Asbury é descendente direto de do velho Jim Morrison, com suas excentricidades e musicalidade sempre em busca de uma nova proposta. Se for isso, não foi à toa que os sobreviventes do Doors convidaram Astbury para se apresentar com eles numa turnê revival dessa banda..
O álbum é muito bom. Um hard rock feito pra se ouvir, e não pra se empolgar e sair curtindo. Não que não existam momentos em que você vai sentir vontade de sair pulando por aí (como em "Horse Nation" e "Spiritwalker", faixas que abrem o disco), mas a essência é um rock introspectivo e sóbrio (ouça "Butterflies", minha favorita, e entenderás). Letras poéticas e cheias de interpretações. O vocal é inconfundível. O instrumental é original, um misto de hard rock com o rock gótico e alternativo que despontava na época.
Ouçam o álbum e entenderão o que quero dizer (senão vou escrever uma metáfora dessas bem sem-vergonhas, como fizeram os críticos da época do primeiro disco, hein..).
Mais um primeiro álbum de uma banda que até hoje me acompanha..

"Let all the children kiss the sun before they sing their last song..
I will have the whole world to make music with me..
Spiritwalkeeeeeer..."

Uma observaçãozinha: vale a pena dar uma olhadinha no encarte do cd e ver como era a moda daquela época. E os cabelos, então!! huahauhauhauhauh
Até mais.

3 comentários

Anônimo disse...

O Cutl é uma banda fantástica - e muito pouco comentada, diga-se de passagem. Bela escolha pra recomendar.

Soldier of Fortune disse...

Ola, Mary achei se blog muito bom e undreground.Estou procurando parcerias. Se caso vc se interesse passe no http://appetitefordownloads.blogspot.com
para dar uma olhadinha e deixar um recado e o endereço do seu blog. Vlw

Bloody Mary disse...

Olá, Soldier!
Seja bem-vindo ao meu "Mundo"!
Visitei seu blog e achei muito bom! Seria ótimo tê-lo como parceiro. Coloquei seu link no meu blog, se você quiser fazer de alguma forma diferente, comunique-me e faremos, ok? Até mais!

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^