Foi no fim da primeira música. Enquanto a Ultraje a Rigor dava seus primeiros acordes no palco do festival SWU um roadie de Peter Gabriel decidiu desplugar os amplificadores para encerrar a apresentação da citada banda. Por quê? Simples: porque o inglês não queria que o atraso - causado pela chuva e vento forte que atingiram Paulínia, hoje à tarde, e que afetou todas as apresentações desde então - chegasse até o senhor Gabriel e sua New Blood Orchestra. Primeiro houve uma discussão entre as duas produções para que a banda brasileira encurtasse seu set e tocasse apenas por 30 minutos. Como não houve acordo o inglês achou por bem sabotar a Ultraje e afrontar o público com a atitude irresponsável e de baixíssimo nível.
Nós, do EMM, nos solidarizamos com a Ultraje a Rigor e com seus fãs que pagaram tanto quanto qualquer outro para estarem ali e, por isso, tinham o direito de assistir ao show completo e organizado. Mais do que isso: nos posicionamos totalmente contra a postura autoritária e egocêntrica de estrangeiros que vêm ao Brasil e acham que são mais do que tudo e todos.
Somos contrários a qualquer tipo de violência mas que o soco desferido por Trovão, irmão de Roger e integrante da produção da banda Ultraje, contra o roadie mal-educado, sirva de lição aos incautos que ainda pensam que no Brasil somos todos inúteis.
E justo num festival que prega a sustentabilidade..
Mais informações (vídeos com depoimentos) aqui e aqui.
E justo num festival que prega a sustentabilidade..
Mais informações (vídeos com depoimentos) aqui e aqui.
5 comentários
Adorei a página. Vou seguir e colocar nos meus favoritos. Depois passe no meu blog: http://eltonvaletavares.blogspot.com/
Elton Tavares
Realmente achei ridícula a atitude tomada por parte da produção do senhor Gabriel.
Caramba, é um festival e como todo festival está sujeito a atrasos.
Choveu, atrasou e daí? A culpa é do Ultraje?
Aff
Só me resta deixar aqui minha solidariedade a banda brasileira e esperar o pronunciamento do SWU (se é que vai haver algum)sobre este infeliz acontecimento.
Abração--
Primeiro quero agradecer a visita do Elton Tavares e do Sick Boy ao EMM. A visita e os comentários, pois eles são uma parte muito importante da blogosfera.
Elton, já está entre os meus favoritos também - e obrigada pelo link no seu post sobre o ocorrido no SWU) :-)
Sick Boy, ainda não tive tempo de apurar o que se deu depois do ocorrido no SWU (se houve alguma retratação, alguma explicação ou se ficou por isso mesmo). O fato por si só foi lastimável e nada apagará isto - mas uma posição da produção do evento cairia bem para explicar as coisas.
Ruim pro festival, pros dois artistas envolvidos, e pior pros fãs da Ultraje que tiveram que assistir a uma versão tensa, reduzida e interrompida bruscamente da apresentação da banda.
No mais, agradeço novamente a participação de vocês e voltem sempre que sentirem vontade.
Até mais.
Saudações, Mary.
Encontrei isso no Whiplash (http://whiplash.net/materias/news_845/142228-ultrajearigor.html):
"O ex-músico do GENESIS, Peter Gabriel, comentou em seu site o incidente com roadies do ULTRAJE A RIGOR.
Peter disse, 'Eu fiquei sabendo nesta manhã (14/11) que houve um problema entre a minha equipe e a equipe do ULTRAJE A RIGOR no festival SWU, a qual resultou na intervenção do meu produtor que desligou os amplificadores da banda. Eu lamento profundamente esse acontecimento e liguei para o Roger Moreira para me desculpar diretamente com ele e a banda.
'A tempestade fez com que a programação inteira atrasasse duas horas então todos os artistas concordaram em cortar sua apresentação em 15 minutos. Foi me dito pelo organizador do festival que o ULTRAJE A RIGOR estaria tocando por mais tempo do que eles tinham concordado em tocar e que ainda haviam dois outros artistas a tocar naquele palco. Acredito que esse tenha sido o motivo pelo qual o meu produtor, que também travou uma longa batalha com os estragos no equipamento causados pela água, estava ficando tão frustrado. De todo modo, ele não deveria ter interrompido a apresentação deles.
'Eu acredito fortemente que todos os artistas devem ser tratados com igualdade e respeito e eu estou muito chateado por nós termos falhado em fazer isso na noite passada.'
A organização (**aspas minha: do evento?**) gostaria de declarar que, agora que os artistas se falaram, tudo foi completamente superado.
Oi, Scarlet. Bom tê-la por aqui de novo! Não sei se o que houve no SWU partiu da organização do evento - mesmo porque eles nem se manifestaram. Mas só de permitirem ao impasse ter chegado onde chegou (com interferências na apresentação de outros artistas e às vias de fato em pleno palco), os responsáveis têm sim uma parcela de culpa e deveriam, ao menos, se desculpar.
No mais, o evento foi muito bom, com bandas que representam bem uma geração (bem mais homogênea do que a atual, diga-se de passagem) e, embora envelhecidas, em grande forma.
Ruim foi a chuva ... mas isso faz parte.
Já há especulações para 2012, sabia? Os nomes, se confirmados, seriam ótimos... vamos esperar.
Até mais.