sábado, 23 de julho de 2011

Newermind - SPIN’s Nirvana Tribute Album (2011)

Saudações, mortais desse Estranho Mundo.
Em 1990 a gravadora Sub Pop estava em sérios apuros financeiros e haviam rumores de que a gravadora de Bruce Pavitt e Jonathan Poneman se tornaria subsidiária de alguma major que pudesse arcar com sua dívida. Com essa informação a Nirvana decidiu sair em busca de um novo contrato e percebeu que várias gravadoras se interessaram pela banda graças ao trabalho e resultados anteriores (o álbum "Bleach" virou sucesso nas rádios universitárias alcançando 6.000 copias vendidas na época do lançamento - um número não tão alto mas bom para uma banda alternativa em seu primeiro álbum). Assinam com a Geffen Records (graças à intervenção de Kim Gordon, baixista do Sonic Youth) e começam a esboçar um novo disco. Inspirados por R.E.M., Smithereens, e Pixies, Kurt Cobain (guitarras e vocais), Krist Novoselic (baixo) e Dave Grohl (bateria) compõem buscando algo simples, com mais melodia que seu álbum anterior e que fosse capaz de sair do gueto Seattle/Grunge. "Nevermind" foi lançado em 24 de setembro de 1991 nos EUA e no Reino Unido, com estimativa de vendas em torno de 250.000 cópias. Mas a explosão do single "Smells Like Teen Spirit" alçou o disco à posição de nº1 da Billboard em janeiro de 92, desbancando ninguém menos que Michael Jackson. Nessa época "Nevermind" já vendia 300.000 cópias por semana - segundo a crítica especializada, graças à combinação de texturas bem elaboradas, mudanças de andamento, instrumental dinâmico e letras que exalavam "espírito adolescente". Quase 20 anos depois é inegável a importância de "Nevermind". Para o bem e para o mal a obra-prima do senhor Cobain virou divisor de eras, um indicador de que underground e mainstream são meras palavras sujeitas a definições de acordo com o momento. As grandes bandas tiveram que se reinventar, algumas se perderam de vez, outras se reencontraram ao retornar às suas raízes. O Rock Alternativo e as bandas independentes ganharam importância.Todos os olhos passaram a procurar "a próxima banda", abrindo uma brecha enorme por onde entraram gênios e medíocres com a mesma autoridade.
Celebrando o 20º aniversário de lançamento do álbum "Nevermind" a revista Spin lançou o tributo “Newermind”, com as 12 faixas do disco original (mais "Endless Nameless", faixa-escondida que figurou em algumas edições do registro) reinterpretadas por nomes que se sentem influenciados pela Nirvana. Destaque para Meat Puppets e Vaselines, nomes que influenciaram Kurt, Krist e Dave e que participam revisitando "Smells Like Teen Spirit" e "Lithium", respectivamente.
Obs.: o álbum originalmente está disponível para download gratuito no Facebook da revista SPIN. Quem preferir ir até lá e dar um "curtir" em troca do arquivo, beleza.
Eu "não curto" esse tipo de bajulação.
Mais informações aqui.
"Almas atormentadas, tremei!"

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^