sábado, 29 de janeiro de 2011

João Ubaldo Ribeiro - Política: Quem Manda, Por que Manda, Como manda (1981)

João Ubaldo Ribeiro.
Tamanho: 836.82KB.
 Idioma: português.

Saudações, mortais desse Estranho Mundo.
Conscientização: condição prévia para a consolidação de um regime social e político mais justo. Tornar a política e seus meandros acessíveis e interessante ao público em geral foi o grande desafio de João Ubaldo Ribeiro nesse que é seu único ensaio político. Em "Política: Quem Manda, Por que Manda, Como manda" somos confrontados com a verdade há muito esquecida de que a Política é um espaço de atuação e de consciência inerente a todos os indivíduos - e não sinônimo de "politicagem". Desde conceitos básicos como a diferença entre Estado e Nação, passando pelas classes sociais e os indivíduos, as instituições e sua legitimidade, equilíbrio e dinâmica, até chegar em pontos mais sensíveis como as relações do Estado e o uso da violência, muita coisa vêm à tona através de uma linguagem simples e direta, tornando a leitura fácil e prazerosa. Ainda nessa obra João Ubaldo aborda os diferentes regimes, as ditaduras e democracias, os sistemas eleitorais, os partidos políticos e as escolhas dos governantes, as ideologias dominantes e suas relações com as participações individuais e coletivas.
Longe da pretensa neutralidade todo o conteúdo de "Política: Quem Manda, Por que Manda, Como manda" pode ser até mesmo contestado. O importantes é que ele sirva de "aquecimento" para tudo o que você leia, escute e assista depois, fornecendo-lhe conteúdo o suficiente pra acreditar ou não no que lhe será "servido", certo de que somente através da consciência política podemos aspirar à dignidade humana e à integral condição de cidadão.
Obs.: pra quem não sabe João Ubaldo Ribeiro é, além de romancista e membro da Academia Brasileira de Letras, é Mestre em Administração Pública e Ciência Política pela Southern University of California e ex-professor de Política na Universidade Federal da Bahia.
Mais informações aqui.
"Almas atormentadas, tremei!"

2 comentários

DERIVADOS.COM disse...

..Hail Dr Hell, belo post Man, agora q estou á adentrar na Politica, esta ferramenta aqui vai me auxiliar bastante, além do que "O Cara" é meu conterrâneo aqui da Itaparica, ja leu "Viva O Povo Brasileiro" ??..

Celso Augusto, O autor dos rebentos disse...

Legal Mary, este é das antigas, tenho o meu aqui também, boa escolha.

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^