sábado, 22 de janeiro de 2011

Hawkwind - Hawkwind (1970)


Amigos,
os guitarristas Dave Brock e Mick Slattery, amigos desde a banda Famous Cure, de Londres, conheceram o baixista John Harrison e seu estranho interesse pela música eletrônica em 1969. Perceberam também que, além disso, estavam sem banda e planejando algo novo, que pudésse incorporar tudo o que eles tinham em mente. Decidiram, então, se juntar. Recorreram a um anúncio num jornal local para encontrar um baterista. Apareceu Terry Ollis, um jovem muito talentoso mas de apenas 17 anos (na época). Com o primeiro ensaio já marcado, Brock recorreu a velhos amigos, Nik Turner (sax) e Michael 'Dik Mik' Davies (teclados e sintetizadores), para que ajudassem a transportar os instrumentos para o pequeno quarto alugado exclusivamente para os ensaios. Ao chegarem lá, Brock já havia integrado os dois à nova banda. A química entre eles fluía tão bem que, diz a lenda, numa noite de talentos amadores, ainda sem nome, Brock e sua banda decidiram subir ao palco e improvisar em uma jam de cerca de 20 minutos sobre a música "Eight Miles High", dos Byrds. Como o destino conspira a favor dos bons, na platéia estava o famoso DJ John Peel que se impressionou com a banda e indicou-a para Liberty Records. Outra lenda diz que o nome foi escolhido baseado nos hábitos nada educados de Turner que pigarreava (hawking) e, digamos, flatulava (wind) demais. Com essa formação eles entraram no Trident Studios e Abbey Road para gravar as primeiras demos. Slattery, porém, logo deixou a banda e foi substituido por Huw Lloyd-Langton, amigo de Brock desde os tempos em que trabalhavam numa loja de instrumentos musicais.
Apesar de quase todo o repertório de "Hawkwind", disco de estréia da banda, ter sido composto em jams e improvisações coletivas, originalmente todas as faixas foram creditadas a Dave Brock (só a partir do relançamento de 96 isso foi revisto). Produzido por Dick Taylor (Pretty Things) o disco foi registrado ao vivo no estúdio, com todos tocando juntos. A versão compartilhada aqui é a remasterizada (de 96) e conta com quatro faixas bônus: "Bring It On Home", "Hurry on Sundown" (demo), "Kiss of the Velvet Whip" (ou "Sweet Mistress of Pain") e "Cymbaline" (de Roger Waters). Flertando com o Folk e Progressivo, o Space Rock da Hawkwind foi descrito no próprio encarte como uma tentativa de "fazer as mentes levitarem sem ácido". Criativa, experimental e sem perder a musicalidade, a Hawkwind acabou influenciando - direta ou indiretamente - nomes como Al Jourgensen, Monster Magnet, Sex Pistols, Henry Rollins e Ozric Tentacles, sendo apontada - poucos anos depois - como o elo entre a cultura hippie e a punk.
Destaque para as faixas "Mirror Of Illusion", "Be Yourself", "Hurry on Sundown" e a fantástica "Seeing It As You Really Are".
Mais informações aqui.
Até mais.

4 comentários

Celso Augusto, O autor dos rebentos disse...

Opa, legal, este do Hawkwind eu não conhecia.
Tenho os discos de vinil In search of Space, space Ritual, Warrior in the edge of time e o dc do Doremisollatido.

Bloody Mary disse...

Hawkwind é fantástica!
Sua discografia é muito extensa, com bootlegs (ao vivo não-oficiais) incríveis, diga-se de passagem!
Ainda bem que a Internet permite que a gente tenha acesso a esses álbuns!

Jody Frosty disse...

Hawkwind é fodão! Tenho uns singles do Mudhoney e do Acid Mothers Temple fazendo cover deles. Vou ver se posto essa semana

témais!

V.

PS: aprova ou não o Rivaldo? Tô meio desconfiado, ehhehe

Hellraiser disse...

Saudações.
Estive pensando em criar um blog especialmente pra compartilhar a extensa discografia de Kawabata Makoto (em carreira solo, com o Melting Paraiso U.F.O., Cosmic Inferno, Afrirampo, Pink Ladies Blues, Acid Mothers Temple SWR, Acid Gurus Temple, Gong, Incredible Strange Band, com o Mothers of Invasion e MMMH!).
Pesquisei e coletei alguns álbuns que me faltavam mas coisas como "Demons From Nipples" e "Hotter Than Inferno ~ Live in Sapporo 2008" insistem em se esconder de mim..
Quanto ao Rivaldo...
..esperar e torcer..
(mas eu acredito!)

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^