Amigos,
foi Herbert Marshall McLuhan (21/07/1911 - 31/12/1980) quem constatou, ainda nos anos 60, que a nossa realidade reduzia-se a cada dia à condição de “aldeia global” graças ao progresso tecnológico e à possibilidade de comunicação direta com e entre quaisquer de seus habitantes.
Décadas depois a Internet estabeleceu definitivamente esse novo paradigma interligando sociedades e culturas em tempo real e lançando-as numa rede de interdependência irreversível, para o bem ou para o mal.
Décadas depois a Internet estabeleceu definitivamente esse novo paradigma interligando sociedades e culturas em tempo real e lançando-as numa rede de interdependência irreversível, para o bem ou para o mal.
É bem verdade que ainda são relativamente raros os incluídos nessa nova relação de comunicação multilateral (segundo a Internet World Stats apenas 28,7% da população mundial tem acesso à Internet – 06/2010). Em menor número ainda são os protagonistas das decisões que, com poucos cliques, espalham idéias, mobilizam recursos e apoiadores.
Por isso, além de políticas públicas que possibilitem, ampliem, garantam e preservem o acesso livre e irrestrito das populações à Internet, cada vez mais tornam-se importantes iniciativas individuais simples como informar, opinar e compartilhar.Em outras palavras é hora de gerar e fazer fluir conteúdo autoral independente que possa, ao mesmo tempo, expressar consciente e responsavelmente a individualidade e a universalidade do aldeão macluhaniano.
Celebrando o aniversário de 30 anos da passagem de Marshall McLuhan o blog Estranho Mundo de Mary aproveita para reafirmar sua posição CONTRÁRIA ao Projeto de Lei 84/99, do Senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) - o AI-5 DIGIAL -
e A FAVOR da Regulamentação dos Meios de Comunicação, das parcerias com as muitas entidades civis já existentes e da permanente luta pela democratização dos meios de comunicação e pelo fortalecimento da mídia alternativa
(sites, blogs, rádios e TVs comunitárias).
4 comentários
"Internet gratis! Porque tú eres los medios de comunicación!"....oughhh yeaaaaah!!!
Happy New Year!!
Kisses!!!
Gracias, Txino!
Thanks for your visit and
happy New Year for you too!
http://toqueessencial.blogspot.com/
Saudações, Mary.
Eu já havia lido esse postagem (no rascunho) e sabia que seria memorável. Não apenas pela data, 31 de dezembro - mesmo que marque a data do falecimento de McLuhan, mas pela clareza e coerência que o tema e a opinião apresentam.
Tenho orgulho de fazer parte do seu Estranho Mundo.
Abraço e até a volta.