sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Herbert Marshall McLuhan (21/07/1911 - 31/12/1980)


Amigos,
foi Herbert Marshall McLuhan  (21/07/1911 - 31/12/1980) quem constatou, ainda nos anos 60, que a nossa realidade reduzia-se a cada dia à condição de “aldeia global” graças ao progresso tecnológico e à possibilidade de comunicação direta com e entre quaisquer de seus habitantes.
Décadas depois a Internet estabeleceu definitivamente esse novo paradigma interligando sociedades e culturas em tempo real e lançando-as numa rede de interdependência irreversível, para o bem ou para o mal.
É bem verdade que ainda são relativamente raros os incluídos nessa nova relação de comunicação multilateral (segundo a Internet World Stats apenas 28,7% da população mundial tem acesso à Internet – 06/2010). Em menor número ainda são os protagonistas das decisões que, com poucos cliques, espalham idéias, mobilizam recursos e apoiadores.
Por isso, além de políticas públicas que possibilitem, ampliem, garantam e preservem o acesso livre e irrestrito das populações à Internet, cada vez mais tornam-se importantes iniciativas individuais simples como informar, opinar e compartilhar.Em outras palavras é hora de gerar e fazer fluir conteúdo autoral independente que possa, ao mesmo tempo, expressar consciente e responsavelmente a individualidade e a universalidade do aldeão macluhaniano.

Celebrando o aniversário de 30 anos da passagem de Marshall McLuhan o blog Estranho Mundo de Mary aproveita para reafirmar sua posição CONTRÁRIA ao Projeto de Lei 84/99, do Senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG)  - o AI-5 DIGIAL -
e A FAVOR da Regulamentação dos Meios de Comunicação, das parcerias com as muitas entidades civis já existentes e da permanente luta pela democratização dos meios de comunicação e pelo fortalecimento da mídia alternativa
(sites, blogs, rádios e TVs comunitárias).



"Internet livre! Porque você é a mídia!"

4 comentários

txinomandinga disse...

"Internet gratis! Porque tú eres los medios de comunicación!"....oughhh yeaaaaah!!!
Happy New Year!!
Kisses!!!

Bloody Mary disse...

Gracias, Txino!
Thanks for your visit and
happy New Year for you too!

Anônimo disse...

http://toqueessencial.blogspot.com/

Hellraiser disse...

Saudações, Mary.
Eu já havia lido esse postagem (no rascunho) e sabia que seria memorável. Não apenas pela data, 31 de dezembro - mesmo que marque a data do falecimento de McLuhan, mas pela clareza e coerência que o tema e a opinião apresentam.
Tenho orgulho de fazer parte do seu Estranho Mundo.
Abraço e até a volta.

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^