sábado, 27 de novembro de 2010

Umberto Eco - Apocalíticos e Integrados (1964)

Umberto Eco
Tamanho: 2.62MB.
Idioma: português.

Amigos,
Umberto Eco nasceu em Alexandria (Itália), no dia 5 de janeiro de 1932.
Filósofo de origem, Eco dedicou seus primeiros anos ao estudo da estética medieval, principalmente aos textos de S. Tomás de Aquino, filósofo e teólogo medieval. Nos anos 60 Eco inicia seus trabalhos com as relações existentes entre a poética contemporânea e a pluralidade de significados, estabelecendo o conceito de "obra aberta". Ao mesmo tempo, Eco passa a se interessar pela cultura de massa e lança, em 64, aquele que seria sua mais conhecida e reconhecida obra.
"Apocalíticos e Integrados" defende uma nova orientação nos estudos dos fenômenos da cultura de massa, criticando a postura apocalíptica daqueles que acreditam que a cultura de massa é a ruína dos "altos valores" artísticos — identificada com a Escola de Frankfurt (Theodor Adorno e Max Horkheimer),  de inspiração marxista e que entendia a comunicação de massa como um mecanismo de difusão de idéias que promovia interesses das classes dominantes -, e, também, a postura dos integrados — identificada, na maioria das vezes, com a postura de Marshall McLuhan e Harold Innis —, para quem a cultura de massa é resultado da integração democrática das massas na sociedade (aldeia global) e identificava na própria forma do meio de comunicação o poder de influenciar a sociedade.
Mais do que opor pessimismo e otimismo, decadência e salvação, o mérito desses conceitos foi o de clarificar uma discussão corrente no campo da comunicação, identificando os argumentos que estavam na base de cada posição.
Livro recomendado pra quem se interessa pela teoria do fenômeno da comunicação de massa, sua manipulação e seus efeitos.
Um tanto abstrato para leigos, eu reconheço.

Mas imprescindível para quem deseja decifrar a Comunicação por dentro.
Mais informações - e análise introdutória sobre a obra - aqui.
Até mais.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^