Amigos,
em tempos de mesmice e pura falta de talento é impossível não olhar pra trás e ver tudo de criativo e instigador que já foi produzido no Rock. Em vez de tendências os verdadeiros artistas seguiam unicamente seus instintos, brindando-nos com álbuns tão sui-generis que até hoje são inclassificáveis.
É o caso da Bonzo Dog Doo-Dah Band.
Formada no início dos anos 60 por alunos de belas-artes (sim! isso existia até tempos atrás e envolvia pintura, fotografia, ilustração e escultura - pergunte aos seus avós!) a "Bonzos" (como eram tratados) ofereciam um coquetel instigante e curioso de humor inteligente e crítico, Rock Psicodélico e Jazz criando uma sonoridade muito à frente do seu tempo (e do nosso também!). Essa perigosa mistura - pasmem! - era apresentada no programa infantil "Do Not Adjust Your Set"! Sim, a Bonzos era a banda anfitriã do programa e responsável pelas musicalizações voltadas para os pequenos ingleses dos anos 60!
Nota mental: isso explica muito já que nossas crianças cresceram assistindo à Xuxa..
Mais ou menos na mesma época Paul McCartney convidou a Bonzos para participar da "Magical Mystery Tour", filmado em 67, em que eles apresentaram "Death Cab For Cutie". Foi só então que a "Liberty Records" os contratou e bancou "Gorilla", disco de 1967, contendo faixas maravilhosas que vão da pura paródia e escárnio - "Jazz, Delicious Hot, Disgusting Cold" e "Jollity Farm" - à temas comportamentais adultos mas tratados de forma bem-humorada e inteligente - "Look Out There's A Monster Coming". Meu destaque pessoal vai para "I'm Bored", um desagravo ao nosso simulacro e egoísmo de cada dia.
Por trás da Bonzo Dog Doo-Dah Band estavam inicialmente a tubista Vivian Stanshall e seu amigo/saxofinista Rodney Slater, mas muitos participaram e tantos outros foram esquecidos graças às precárias técnicas de gravações em 4-faixas da época. Nada que a Internet não possa ao menos suavizar, compartilhando algo que - graças ao gosto médio da civilização ocidental - tenderia ao simples desaparecimento.
Mais informações aqui.
Até mais.
seja o primeiro a comentar!