sexta-feira, 25 de junho de 2010

José Saramago - O evangelho segundo Jesus Cristo (1991)

José Saramago.
Tamanho: 299.3 KB.
Idioma: português.

Saudações, mortais desse Estranho Mundo.
(atendendo ao pedido/sugestão do Humberto,
amigo e administrador do "Free Punk Stuff")

Partindo do princípio de que o problema não é um Deus que não existe, mas sim a religião que o proclama e, em Seu nome, permite e justifica tudo, José Saramago escreveu, em 91, o "Evangelho segundo Jesus Cristo". Humanizado, Cristo é apresentado frágil e vulnerável em seu período de vida que as tais "escrituras sagradas" não registram (ou não quiseram registrar). É claro que tais visões sobre a origem da mais rica (financeiramente falando) das religiões ocidentais não agradaram aos fiéis conservadores e seus cães de guarda. Acusado de "atentar contra a moral cristã" Saramago exilou-se na ilha de Lanzarote (Ilhas Canárias, Espanha) como forma de protesto contra toda espécie de censura que sua obra gerou (chegando a ser sumariamente retirado da lista de romances portugueses candidatos a um prémio literário europeu pelo então Subsecretário de Estado da Cultura de Portugal, Sousa Lara). Saramago não pretendeu fazer história mas apenas trazer para o mundo humano um homem com uma missão sobrehumana, querendo exprimir que, enquanto homens, apenas somos capazes de transcender os limites das nossas fraquezas.
Lição que deveria ser seguida por crentes e ateus.
Mais informações aqui.
"Almas atormentadas, tremei!"

1 comentário

Bloody Mary disse...

Hell,
nunca li esse livro mas me lembro bem de toda polêmica que ele criou. Era um tal de satanizar o Saramago pra cá, excomungar o Saramago pra lá, que o livro sumiu das prateleiras (até hoje não sei se as vendas explodiram ou se as lojas ficaram com medo da repercussão e esconderam a obra).
Vou aproveitar sua postagem pra baixar e finalmente ler essa disgrama - nem que minha alma seja condenada ao inferno (se ele existir huahuahuahuahuhahuahu..)
Valeu.

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^