quarta-feira, 24 de março de 2010

Led Zeppelin - BBC Sessions (1997)

Led Zeppelin - BBC Sessions (1997) - disco I
Led Zeppelin - BBC Sessions (1997) - disco II

Amigos,
em 1966 o guitarrista Jimmy Page tocava contrabaixo na banda "The Yardbirds" (ele entrou pra substituir o baixista original, senhor Paul Samwell-Smith). Rapidamente, Page migrou para a guitarra e constituiu uma respeitável dupla de guitarristas ao lado de ninguém menos que Jeff Beck. Acontece que, no mesmo ano, Beck se cansou das turnês e das gravações e deixou a Yardbirds - e a banda começou a fazer água. Page não ficou esperando o fim e planejou colocar em prática um supergrupo, com Beck e o baterista do "The Who", o senhor Keith Moon. Page, Beck e Moon chegaram até mesmo a gravar a faixa "Beck's Bolero", que aparece no álbum "Truth", do "Jeff Beck Group" (que já está postado aqui) mas o tal supergrupo não levantou vôo. Tudo bem, já que as sessões de gravações serviram para que Page conhecesse John Paul Jones, um talentoso baixista que se mostrou disposto a tocar com Page em possíveis projetos no futuro. Em 68 a Yardbirds não tinha a mesma força e só Page e o baixista Chris Dreja permaneceram na banda para cumprir obrigações contratuais. Isso também não foi tão mal: Page e Dreja, para reformular a banda, convidaram Robert Plant para assumir os vocais. Ok, ok.. Plant foi a segunda opção (a primeira foi Terry Reid que declinou ao convite e indicou o senhor Plant) mas o destino coloca as pessoas certas nos lugares certos, não acham? Plant, por sua vez, indicou e trouxe o amigo e baterista John Bonham para completar a banda. Pouco tempo depois, Dreja deixou a banda pra virar fotógrafo e abriu espaço para John Paul Jones se estabelecer.
Pronto! Estava criado a lenda Led Zeppelin!
Na verdade, ainda não era o Led Zeppelin, já que a banda tinha assumido o nome de "New Yardbirds" para terminar a tal agenda de obrigações assumidas.
Mas assim que a turnê acabou, nasceu o Led Zeppelin.

"BBC Sessions" é uma compilação dupla do Zepellin, lançada oficialmente em 97, contendo gravações de estúdio e versões ao vivo da banda e de preciosidades do Blues. No disco 1 vocês encontrarão diferentes materiais gravados pela BBC no ano de 1969. No disco 2 vocês encontrarão uma sessão gravada ao vivo, em 71, no "Paris Theatre", de Londres. Faixas simplesmente inclassificáveis, inexplicáveis, inesquecíveis como "Since I've Been Loving You", "The Girl I love She Got Long", "Whole Lotta Love", "I Cant Quit You Baby" e "Black Dog".
Imperdível!
Mais informações aqui.
Até mais.

1 comentário

Hellraiser disse...

Saudações, Mary.
"Quanto mais olho pro futuro, mais enxergo o passado." Essa frase, lida num parachoque de caminhão, nunca foi tão exata! Em cada dezena de boas bandas da cena Stoner, com talento e personalidade, 20 são unânimes em admitir que são influenciadas por Led, Sabbath e Skynyrd.
E não há nada demais nisso, já que eles foram os precurssores do bom rock.
"Sessions" é o disco que eu costumo usar pra impressionar meus amigos (principalmente os infelizes que nunca ouviram Led..).
Blues Rock, Hardão, Sonzêra mesmo!

Aqueles que vão perder a alma eterna, te saúdam!

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^