domingo, 27 de dezembro de 2009

Claude Lévi-Strauss - O suplício do Papai Noel (1952)

O suplício do Papai Noel
Claude Lévi-Strauss
Tamanho: 0,3 MB.
Idioma: português.

Amigos,
era véspera de Natal do distante ano de 1951. O inverno frio e branco, típico das cidades européias, conspirava para que aquele fosse mais um bucólico e previsível Natal, cheio paz e harmonia. Até que um grupo de padres católicos surge e, como nas mais radicais manifestações leigas, enforca e incendeia um boneco travestido de Papai Noel, confrontando os valores culturais e humanos de toda daquela sociedade.
Insólito? Nem tanto.
"O suplício do Papai Noel", de Claude Lévi-Strauss, escrito em 1952 e lançado em 2008, reflete sobre o mito do Natal, os símbolos e as narrativas dessa festividade cristã ocidental utilizando-se da Antropologia Estrutural num texto acessível e, mesmo assim, profundo. Longe de cair na superficialidade das armadilhas maniqueístas (de rotular a celebração de mera "imposição" dos Estados Unidos do pós-guerra, por exemplo) "O suplício do Papai Noel" é um ensaio curto (44 páginas) que mistura ficção e realidade sob o olhar curioso e investigativo da antropologia de um modo que mesmo os não-iniciados terão grande prazer em acompanhar o raciocínio aguçado e crítico de Lévi-Strauss.
Obs.: esse mini-livro foi lançado em 2008 numa edição conjunta com "Antropologia Estrutural", da editora CosacNaify, em comemoração ao centenário do autor.
Para adquirir o original, mais informações sobre o autor e sua obra clique aqui.
Até mais.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^