domingo, 29 de novembro de 2009

Destroy All Monsters - Bored & You’re Gonna Die (EP1978)

Destroy All Monsters - Bored & You’re Gonna Die (EP1978)

Amigos,
em 1973 Mike Kelley, Jim Shaw, Niagara e Cary Loren fundaram a "Destroy All Monsters" em Detroit, Michigan. Influenciados por Sun Ra, Velvet Underground, free-jazz, filmes de monstro, cultura beat e futurismo a "DAM" praticava um experimental dark noise rock psicodélico com letras irônicas e non-sense. A primeira apresentação da banda se deu no dia 31 de dezembro de 73, numa convenção de HQ´s. A banda - que sempre fez questão de incluir instrumentos inusitados como gravadores, brinquedos, eletrodomésticos etc. - se apresentou ao som de um violino, um sax, uma lavadora à vácuo e uma garrafa de café! Aos dez minutos do show, em plena execução de uma versão insandecida de "Iron Man", do Black Sabbath, a banda de Kelley, Shaw Niagara e Loren foi sutilmente 'convidada' a deixar o palco.
O mundo definitivamente não estava preparado para a "Destroy All Monsters"..
Em 1976 Kelley e Shaw deixaram a banda tendo registrado apenas uma fita cassete não-oficial (de 75) de cerca de uma hora das mais malucas experiências musicais da banda. Em 77 os irmãos Laurence B. (Larry) Miller (guitarrista) e Benjamin (Ben) Miller (saxofonista) chegaram para completar o time mas a banda só deslanchou mesmo foi com a chegada de Ron Asheton (então ex-guitarrista dos Stooges) e Michael Davis (então ex-baixista do MC5). Os dois trouxeram pra banda o baterista Rob King e prepararam o lançamento de "Bored", primeiro registro oficial da "DAM". Tudo ia bem até que Niagara terminou seu namoro com Loren e passou a se relacionar com Asheton. Loren, então, deixou a banda ao lado dos irmãos Miller e o single "Bored"/"You’re Gonna Die", de 78, marcou o fim da primeira era da banda e o ingresso da "Destroy All Monsters" na cena punk ao lado de nomes como Ramones, The Dead Boys e Pere Ubu.
"Bored" é minha preferida!
Mais informações aqui.
Até mais.

2 comentários

Nara disse...

adoro o desprezo pelo moralmente certo e anti lirismo da banda
A minha preferida é Goin' to Lose

Hellraiser disse...

Saudações.
Acho que se fosse possível Detroit exalaria barulho!! Não sei se isso se deve ao excesso de carros (que deve gerar congestionamentos barulhentíssimos) ou se apenas à ousadia de bandas como "Destroy All Monsters" e suas conterrâneas..
Mas que é um barulho bom, isso é..
Grande post!

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^