terça-feira, 22 de setembro de 2009

Alice in Chains - Black Gives Way to Blue (2009)

Alice in Chains - Black Gives Way to Blue (2009)

Saudações, mortais desse Estranho Mundo.
Em 29 de setembro de 2009 (ou seja, daqui exatos 7 dias) será lançado o álbum que marcará o retorno oficial da "Alice in Chains". Somente em 2005, três anos após a morte do vocalista Layne Staley, Jerry Cantrell, Mike Inez e Sean Kinney voltaram a se reunir num palco, num show beneficente em favor das vítimas do tsunami que atingiu o sul da Ásia. A banda se apresentou ao lado de Pat Lachman (do Damage Plan), Wes Scantlin (do Puddle of Mudd), Maynard James Keenan (do Tool) e Ann Wilson (do Heart). Em 2006 a "AIC" voltou a se apresentar, agora ao lado de Phil Anselmo (do Pantera/Down), William DuVall (do Comes with the Fall) e Duff McKagan (do Guns´n´Roses/Velvet Revolver). Com o suporte desses dois últimos a banda seguiu em uma pequena turnê por clubes dos Estados Unidos, algumas participações em festivais na Europa e Japão. Nessa época o baterista Sean Kinney chegou a declarar que gostaria de voltar a compor mesmo que fosse com uma nova banda. Mas não foi preciso: em 2007 a banda anunciou em sua página oficial que estava preparando materiais inéditos com DuVall assumindo o posto de vocalista oficial. Em outubro de 2008 a Alice in Chains entrou em estúdio despertando a curiosidade natural dos humanos e o ansioso interesse de toda uma geração acostumada com as camisas de flanelas xadrez e o clima chuvoso de Seatle.
O resultado está aqui: "Black Gives Way to Blue".
Produzido por Nick Raskulinecz (que já assinou trabalhos com Foo Fighters, Rush, Stone Sour, Trivium, Shadows Fall e Death Angel) o novo disco do Alice in Chains chegou primeiro com os singles "A Looking in View" e "Check My Brain". Por essas faixas percebe-se que a banda está amadurecida - não confundam com "envelhecida" -, mantendo-se com a mesma sonoridade de outros tempos, muito graças à boa e velha combinação da guitarra e dos vocais de Jerry Cantrell. É lógico que o novo vocalista vai causar uma certa estranheza junto aos fãs mais antigos (os mais radicais vão logo vestir o uniforme do "nunca mais será o mesmo" e se trancar no seguro e confortável "quarto-sem-janela" do saudosismo, cheios de auto-piedade..) mas o senhor DuVall encarou com dignidade e competência a árdua tarefa de substituir um ídolo morto.
Destaque para as faixas "Lessons Learned", "Acid Bubble", "Last of My Kind", "Private Hell", "Your Decision", "Take Her Out" e "Black Gives Way to Blue", com Elton John ao piano.
Pra selar definitivamente o retorno a banda vai se apresentar no "Soundwave Festival" (Austrália), "Rock on the Range" (EUA) e "Marlay Park" (Irlanda).
Mais informações sobre o novo disco aqui.
"Almas atormentadas, tremei!"

5 comentários

Anônimo disse...

Que sonzeira!!!!!!!!
O Grunge não morreu!!!!!

Hellraiser disse...

Saudações.
Com certeza não morreu - e "Check my Brain" é o melhor exemplo disso!
Distorcida, dissonante e climática não deixa nada a desejar quando comparada a outros clássicos da AIC!
Enquanto alguns vão estar preocupados se o novo vocalista é melhor ou pior que o finado Staley eu vou estar curtindo essa faixa até meu cérebro derreter de vez!

Dr. Carrion disse...

Ixi, eu ouvi!

Muito bom e o negão é bom mesmo. Só achei que o Jerry tá cantando demais no disco. Eu queria era ouvir o negão solo pelo menos na maioria das musicas. Mas mto bom assim mesmo, principalmente Last Of My Kind.

fui!

Hellraiser disse...

Arquivo repostado em 26/09/09.

Psilocybe disse...

Cara, escutei uma música desse álbum, uma que está passando na MTV! Nunca fui fan do Alice in Chains, mas depois de ter visto o clipe, fiquei mais decepcionado ainda com a banda! Achei beeeem pop star o estilo deles, comercial de mais, ou em outras palavras, poser!
Eu até respeitava os caras nos anos 90, mas agora...

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^