segunda-feira, 21 de setembro de 2009

The Scientists - Frantic Romantic (Single1979)

The Scientists - Frantic Romantic (Single1979)

Saudações, mortais desse Estranho Mundo.
Muitos desconhecem o fato mas diversas das principais bandas da cena alternativa dos Estados Unidos foram fortemente influenciadas pela cena pós-punk australiana.
Isso mesmo: australiana!
Dos grunges de Seatle ao underground indie de Nova Iorque muita gente boa se inspirou em nomes como King Snake Roost, Salamander Jim, Beasts of Bourbon e - nesse caso específico - The Scientists!
Tudo começou por causa de Kim Salmon, um sujeito estranho que em 1976 fundou a banda "Cheap Nasties", em Perth, Austrália. Basicamente se tratava de mais uma daquelas obscuras bandas de proto-punk, com um som simples, direto e barulhento. Em 77 Salmon já tinha se cansado daquilo e abandonou a banda que preferiu seguir em frente com outro nome: "The Manikins". Salmon, então, foi convidado a integrar a banda "Exterminators". Com sua chegada a tal banda trocou de nome para "Invaders" e assim prosseguiram até maio de 78 quando o baterista James Baker assumiu as baquetas e Salmon e cia. assumiram a identidade de "The Scientists". Roddy Radalj (guitarra e vocais) e Dennis Byrne (baixo) completavam a formação. Alguns tropeços mais adiante, já em 79, esses cientistas australianos gravaram um primeiro single, "Frantic Romantic", com duas faixas lançadas pelo selo "DNA". Baker e Salmon imprimiram à banda uma mistura saudável de melodias de rock convencional, estruturas musicais punk e clima despretencioso. É bem verdade que eles ainda não investiam em microfonias, interferências e barulhos em geral - matéria-prima seminal do som de Seatle - mas pergunte à Mark Arm (Green River e Mudhoney) o que ele ouvia antes de se aventurar numa banda e provavelmente ele responderá: "The Scientists".
Destaque para a faixa "Frantic Romantic", registrada aqui durante a turnê de retorno da banda (2007/08).
Mais informações aqui.
"Almas atormentadas, tremei!"

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^