sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Kyuss & Queens of the Stone Age (Split1997)

Kyuss & Queens of the Stone Age (Split1997)

Amigos,
não deve ser novidade pra ninguém que foi a banda Kyuss quem colocou o Stoner Rock na berlinda. A banda formada em 89 pelos senhores John Garcia (vocal), Josh Homme e Nick Oliveri (guitarra), Chris Cockrell (baixo) e Brant Bjork (bateria), com apenas quatro álbuns de estúdio conseguiram definir um gênero e difundí-lo pelos quatro cantos do mundo. A banda durou até 95 mas suas levadas cadenciadas, timbres graves e distorções saturadas podem ser encontradas até hoje em centenas de bandas interessantes por aí.
Nesse registro, lançado em 97, a Kyuss - precurssora e ícone-mór do Stoner Rock - divide espaço com a Queens of the Stone Age, uma de suas "herdeiras de sangue" já que o responsável pela banda é o guitarrista Josh Homme. Alimentado pela sobriedade do rock produzido por sua antiga banda, pela experiência obtida tocando com a banda Screaming Trees (em 96) ao lado de Soundgarden e Metallica, e pelas experimentações realizadas nas "Desert Sessions" (projeto musical desenvolvido com músicos diversos pouco antes de iniciar oficialmente a QOTSA) permitiram a Hommes criar uma nova banda sobre as bases lançadas pela Kyuss mas com a sua própria identidade.
Esse split foi o primeiro registro lançado pela QOTSA e contém as últimas gravações do Kyuss no estúdio Rancho de la Luna. As três primeiras canções são executadas pela Kyuss e as últimas três pela Queens of the Stone Age. Destaque, inevitável, para a versão da clássica "Into The Void" do Black Sabbath.
Até mais.

3 comentários

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Muito foda esse álbum!!!
Gostei da versão de "If Only"

Valeu!

Bloody Mary disse...

Valeu, Sandra!
O QOTSA é muito bom mesmo - e os ep´s, splits e coletâneas servem pra isso mesmo: conhecer novas versões de música.
Valeu pela visita e pelo comentário.

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^