quinta-feira, 18 de junho de 2009

John Frusciante - Niandra LaDes And Usually Just A T-Shirt (1994)

Amigos,
diz a lenda que a história de John Frusciante com a música começou com uma jam - sem maiores pretensões - ao lado do baixista Flea (com quem tocaria no Red Hot Chili Peppers) e o baterista D.H. Peligro (ex-Dead Kennedys). Influenciado por Black Flag, The Clash, Jimi Hendrix e Jimmy Page, Frusciante adaptou seu estilo ao funkeado californiano quando foi convidado para substituir Hillel Slovak, guitarrista original da RHCP, no álbum "Mother's Milk".
"Niandra LaDes And Usually Just A T-Shirt" foi o título escolhido por Frusciante para seu álbum de estréia em carreira solo. Lançado em 94 pela American Recordings, de Rick Rubin, o disco contém faixas gravadas na época em que Frusciante - no RHCP - trabalhava com o álbum "Blood Sugar Sex Magik", pouco antes de deixar a banda.
Gravadas de forma caseira (num gravador de quatro trilhas) o disco mostra todo o experimentalismo e influências diversas de Frusciante (inclusive influências químicas..). Melodias nada convencionais, solos invertidos e gravações low-profile deixam evidentes que naqueles dias a proposta de Frusciante não cabia mais dentro da Red Hot Chili Peppers. Era evidente também que Frusciante estava cada vez mais sendo engolido pelo vício em heroína - fato que se confirmou pouco tempo depois, quando ele passou a se isolar, viver trancado em casa entre surtos psicóticos e abandono até que perdeu sua mansão em Los Angeles, passou a viver em hotéis baratos (e depois albergues) e foi salvo por David Katznelson, da Birdman Records, que lhe ofereceu uma chance pra gravar um segundo álbum.
Mas isso é história pra outra postagem.
Mais informações na página oficial de Frusciante.
Até mais.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^