domingo, 5 de abril de 2009

Nirvana - Sliver (The Best of the Box 2005)

Saudações, mortais desse Estranho Mundo.
A turnê européia do Nirvana do ano de 94 mostrou uma banda cansada física (a voz de Kurt é fraca e falha constantemente) e mentalmente, com conflitos internos e sob muita pressão. Os dois últimos shows são cancelados e Kurt viaja pra Roma para descansar ao lado de Courtney, sua mulher. Um dia depois, já em casa, uma mistura de Champanhe e Rohypnol obriga o casal a ir parar no hospital: Kurt estava em coma e só no dia seguinte despertou e foi transferido. Oficialmente o fato foi descrito como um acidente - mas uma suposta carta de despedida escrita por Kurt não se encaixa nessa cena.
Três dias depois Kurt recebe alta e em quatro dias estão de volta aos EUA.
Já em Seattle, no dia 18 de março, Courtney liga para a polícia e diz que Kurt se trancou em um quarto da casa com um revólver. Perguntado sobre o que estava acontecendo Cobain disse apenas que queria ficar longe de Courtney. As armas particulares de Kurt são confiscadas.
O estresse daqueles dias somados à rotina massacrante de viagens, entrevistas, fotos, apresentações, brigas internas com seus companheiros de banda, brigas em família, as dores crônicas de estômago que ele trazia desde a infância, tudo só se acalmava quando Kurt estava sob efeito da heroína. Familiares e amigos chegam a pressioná-lo para que se recupere - antes que algo saia do controle.
Mas ele já está fora de controle e sente-se isolado e em perigo.
Por telefone pede ao amigo Dylan Carlson que compre uma arma para deixar em sua casa, em Seattle. Parte para Los Angeles e se interna numa clínica de desintoxicação.
Em 1º de abril de 94, após ligar para Courtney, Kurt foge da clínica e volta à Seattle - onde é visto perambulando pelas ruas consumindo e sendo consumido pelas drogas. Seus amigos o procuram. Curtney chegou mesmo a destacar um detetive para encontrá-lo.
Por três dias ninguém soube de seu paradeiro.
Até que no dia 8 de abril de 94 nós o encontramos.

"Sliver" não é raro, nem exclusivo mas mostra a banda que estava por trás dos shows e dos discos: o Nirvana. Com registros que vão de 85 a 94 esse álbum contém, entre outras preciosidades, a clássica versão de "Heartbreaker", do Zeppelin, músicas inéditas como "Mrs. Butterworth", "Clean Up Before She Comes", momentos curiosos como "Ain't It a Shame" e "Do Re Mi", enfim, preciosidades que nunca seriam comercializáveis.
(e se fossem poucos de nós teríamos a coragem de adquirí-las)
O que esperar desse material?
Gravações mal feitas, muito barulho, microfonias, letras pessoais,
descaso e revolta:
a essência do Grunge.

"Almas atormentadas, tremei!"

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^