domingo, 5 de abril de 2009

Fecal Matter - Illiteracy Will Prevail (Demo1985)

Amigos,
em dezembro de 82 um garoto entediado com a própria vida pegou sua guitarra e gravou, sozinho, uma demo-tape caseira na casa de sua tia, Mary Earl. Era um amontoado de reclamações adolescentes abafadas por microfonias e ruídos. Mas não para aquele garoto. O tempo passou e em 85 o mesmo garoto - três anos mais velho - convenceu seus amigos Dale Crover (baixo) e Greg Hokanson (bateria) a gravar, com ele, versões melhoradas das antigas composições - agora num estúdio. Crover, que já tocava numa banda local em ascenção, alertou ao garoto que sem os devidos ajustes isso seria impossível - mas topou o desafio. Alguns ensaios caseiros mais tarde o trio - que assumiu a identidade de "Fecal Matter" - foi escalado para abrir uma apresentação da banda principal de Crover - a Melvins. Poucos dias após essa apresentação o mesmo garoto que deu início à banda - compondo e registrando sozinhos suas músicas na demo-caseira da tia Mary Earl - achou que estavam prontos para registra em estúdio aquelas músicas. Crover cuidou do baixo e da bateria, deixando a cargo daquele garoto mirrado e enjoado as guitarras e vocais. O resultado foi "Illiteracy Will Prevail", uma demo suja, ruidosa e mal gravada - mas essencial para compreender o rock daquela data em diante.
O nome "daquele garoto"?
Kurt Donald Cobain.
A demo, em si, é quase que uma lenda urbana.
Das 16 faixas só 11 são - reconhecidamente - registros da "Fecal Matter" em sua demo "Illiteracy Will Prevail". "Class of '86" é uma delas. Barulhenta, cheia de microfonias, com uma melodia ácida e uma linha de vocal que definiria um gênero: o Grunge.."Blather's log", (que na demo aparece apenas como "Unknown #5") não se sabe ao certo - mas é uma obra: agressiva, crua, como se a banda arrancasse de dentro de si um sentimento traduzido em sons, com os quais eles não sabem lidar. "Bambi Slaughter" é elucidadtiva: com uma levada pós-punk desfaz o mito de que o Grunge se inventou - ele foi (e é) conseqüência de tudo o que veio antes, como tudo nesse mundo. "Downer", música que figura no primeiro álbum do Nirvana, apresenta-se aqui como foi concebida por Cobain: lenta e "carrancuda". "Spank Thru" é, com certeza, a mais conhecida. Mesclando uma introdução convencional e um vocal casual à explosões de ira e ruídos Kurt sintetizava sua própria realidade. "Made not Born", que na demo aparece como "Laminated Effect", é explosiva, acelerada, inconsequente
- característica de Cobain e sua geração.
Mas isso tudo pouco importa.
Concentre-se em ouvir a força da guitarra de Cobain, suas letras despretenciosas - ainda ingênuas, é verdade - mas exalando sinceridade e angústia adolescente (nada de "atitude pré-fabricada" ou "pose rockstar", só um garoto inconformado, irado e munido de uma guitarra). Reparem como ele utiliza as microfonias e ruídos como "assinaturas". Até a bateria imposta por Crover "antecipou" o que seria o Grunge, com suas frases, seus ajustes "secos" e batidas sempre fortes.
Era inevitável o que estava por vir.

No dia 05 de abril de 94
Kurt Cobain
encerrou prematuramente sua carreira.


Até mais.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^