sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Messer Chups - Chudovishe & Chudovishe (1999)

Boomp3.com
Saudações, mortais desse Estranho Mundo.
Somente quando o Muro desabou e a Cortina de Ferro começou a deixar transparecer o que se passava fora dos limites do Tio Sam foi que nós, meros terceiromundistas reféns do capital ideológico do Grande Irmão do Norte, começamos a atenar para certas coisas. Aportaram em nossas terras os primeiros Ladas, carros populares construídos com baixíssimo custo (e menos tecnologia ainda) e, em troca, começaram a pipocar por lá as máfias, os especuladores, a cafetinagem e outras liberdades distorcidas que só o Capitalismo é capaz de gerar. Mas, com exceção do LP do Wando, tudo tem um lado bom! Foi a partir daí que começaram a ser conhecidas bandas e artistas do “mundo vermelho” em nossa terra "verde-amarela" (e azul e branco também). Esse é o caso do Messer Chups, banda experimental – estranha mesmo – surgida em São Petersburgo, nossa velha Leningrado, Rússia. Formada por Oleg Gitarkin no baixo e Annete Schneider nos sintetizadores (sim, sintetizadores!), em 99, o Messer Chups era o projeto paralelo de Oleg, já que ele se dedicava ao seu trabalho musical entitulado de "Messer für Frau Müller", com seu parceiro Oleg Kostrow. A banda mistura surf music, música de circo, jazz, trilha sonora de animações do leste europeu, diálogos de filmes B americanos, samplers e colagens eletrônicas resultando numa coisa inclassificável mas muito interessante. Em 2003 a banda fez um convite formal a Lydia Kavina, virtuosa instrumentista russa responsável por carregar adiante a história de seu tio-avô (Léon Theremin) e o instrumento que ele inventou nomeou-o com seu sobrenome. Kavina não só aceitou o convite da banda como participou de vários discos e regravações com a Messer Chups. Em 2005 a banda se apresentou como um duo, com Gitarkin e Zombie Girl, no baixo. E, em 2007, eles se tornaram um trio recebendo de braços e mentes abertas o baterista Denis “Kashey” Kuptzov”, da famosa banda Leningrado. Como citei acima, é difícil classificar a música desses “tovarishs” (viu, Joe?!). O que eu posso garantir é que “Chudovishe & Chudovishe”, que quer dizer “Monstro & Monstro”, de 99, é o primeiro álbum da banda e foi lançado unicamente na terra revolucionária de Mikhail Aleksandrovitch Bakunin. Trata de diversão, pura e viajante, com memoráveis solos de theremin que, aposto, você nunca ouviu igual (ahá!). Nesse álbum você encontra músicas como "I´m Ready for Love" (que só o vídeo pode tentar explicar melhor) e "Trashmen Upgrade" (lá no playerzinho), uma homenagem ao Trashmen. Você não encontra a música "Go Satan Go" mas, como trata-se do meu vídeo favorito dessa banda eu achei por bem postá-lo aqui. Assita aos vídeos, baixe o álbum, ouça, nem que seja só por curiosidade e, se não gostar do som, apague os arquivos imediatamente, antes que os agentes da KGB batam à sua porta à procura dos famigerados microfilmes e te mandem pra Sibéria!
“Almas atormentadas, tremei!”

2 comentários

Bloody Mary disse...

Hell? What porra is this? De onde você trouxe esses caras? Da "Mãe Rússia"? O que mais trouxe de lá: vodkca? um livro de memórias do Maiakovikski? Não beba e leia ao mesmo tempo, camarada! Acertou de novo! :)

Hellraiser disse...

Saudações, Mary.
Vejo que não compreendeste do que se trata o Messer. Pois bem, explicar-lhe-ei: eis que, com o fim da barreira ideológica (sim, pq era apenas isso) que separava a terra dos Czares do resto do mundo, muitas informaçõs chegaram até os camaradas vermehos de uma só vez. O lado ruim disso é que os flagelos capitalistas (miséria, exploração humana, o cacpital assolando e manipulando toda uma nação) se apresentaram e se estabeleceram por lá. O lado bom é que a "nova vanguarda russa" descobriu que depois de algumas doses de vodka, tudo combina! Até zumbis e surfistas! Foi assim que nasceu o Messer Chups (eu acho..)
Até mais.

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^