domingo, 31 de outubro de 2010

Backbeat (1994)


Amigos,
tempos atrás um estranho visitante notou que faltava ao Estranho Mundo de Mary algum material dos Beatles. Infelizmente não consegui respondê-lo à tempo (e agora seu nome fugiu-me da memória.. lamento), mas ele tinha razão. Nem o "Álbum Branco", nem o "Revolver", nem o "Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band", nada. É bem verdade que eu sempre preferi os Stones ao Fab4 por motivos pessoais e que prefiro não discutir, mas é inegável a importância dos garotos de Liverpool na história do rock. Depois de pensar e pensar lembrei-me de que há alguns anos assisti à "Backbeat", uma crônica biográfica baseada no início de carreira dos Beatles e que se centrava na tensão existente entre Stuart Sutcliffe (baixista original da banda e que abandonou a música para ser artistia plástico), sua namorada Astrid Kirchherr e John Lennon. O filme é muito bom - e o EMM recomenda! - mas o que quero compartilhar aqui, na verdade, é a trilha sonora.
Pra começar, a trilha foi interpretada por Dave Pirner (Soul Asylum) e Greg Dulli (The Afghan Whigs) nos vocais, Thurston Moore (Sonic Youth) e Don Fleming (Gumball) nas guitarras, Mike Mills (R.E.M.) no baixo e Dave Grohl (Nirvana/Foo Fighters) na bateria. Não bastasse essa seleção, o repertório consiste no que os Beatles tocavam no começo de carreira, ou seja, clássicos do rock como "Money (That's What I Want", de Barrett Strong, "Long Tall Sally", de Little Richard, "Bad Boy", de Larry Williams (compositor muito apreciado pela banda), "Twist and Shout", original da Top Notes - pra quem não sabe! -, "Please Mr. Postman", de The Marvelettes, "C'mon Everybody", de Eddie Cochran, "Rock and Roll Music", de Chuck Berry, "Slow Down", outra de Larry Williams, "Road Runner", de Bo Diddley, "Carol", mais uma de Chuck Berry, "Good Golly Miss Molly", de novo, Little Richard, e "Twenty Flight Rock", mais uma de Cochran.
O resultado ficou mais ou menos assim.
Imperdível, concordam?!
Mais informações sobre o filme aqui, e sobre a trilha aqui.
Obs.: se o estranho que sugeriu Beatles ainda estiver por aqui, manifeste-se pra que eu possa agradecer!
Até mais.

2 comentários

Jody Frosty disse...

Eu passei um século em SP tentando montar uma banda pra tocar um Beatles envenenado que nem o Backbeat e mais umas coisas mods. Deu que eu parei numa banda meio glam, que num durou, ehheeh

tudo a ver...

Bloody Mary disse...

Hahaha..
Nosso amigo Hell teve a mesma idéia tempos atrás ... e acabou sem amigos!
Hahahaha..

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^