sábado, 11 de setembro de 2010

Ska Brasil (1997)

Ska Brasil (1997)

Saudações, mortais desse Estranho Mundo.
Há muito tempo o Ska é relegado à segunda-divisão da música no Brasil.
Enfurnadas nos submundos, disputando espaço com as bandas Punks, Hardcore, Oi!, de Reggae e até do Pop Rock, as bandas de Ska não conseguem se firmar, criar uma cena realmente nacional pra um público que só conhece o gênero através dos gringos ou dos Paralamas do Sucesso.
Na década de 90 a coisa pareceu que ia mudar: a gravadora "Paradoxx" conseguiu reunir em seu cast nomes promissores do contagiante ritmo caribenho feito em português. Skamoondongos, Boi Mamão, Mr. Rude, Skuba e Manuels foram selecionados pra estrelarem a coletânea "Ska Brasil", de 97, uma amostra do que a gravadora pretendia apresentar dali alguns meses. Algumas faixas alcançaram até mesmo as rádios e as tv que na época tinha programas de clips (coisa que a geração banda-larga não viu). Tudo parecia engrenar. A Skuba começou a gravar discos, os Skamoondongos, a Boi Mamão e a Mr. Rude idem, só que aí ... bom, aí a Paradoxx passou um perrengue com a concorrência e com a Internet que começava a botar as caras por aqui. As vendas diminuíram e os cortes começaram. As primeiras cabeças a rolar foram exatamente as das bandas, entre elas as de Ska. A gravadora preferiu apostar na música eletrônica, nos Dj´s e nos Remixes.
Resultado: faliu (ha, ha, ha..).
Graças à Internet, hoje ninguém sente falta da Paradoxx.
Por outro lado, as discografias das bandas que compõem essa coletânea estão por aí, disseminando suas histórias e mantendo aceso o Ska brazuca.
Ponto pra nós!
"Almas atormentadas, tremei!"

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^