sexta-feira, 2 de julho de 2010

Jailson de Souza e Silva, Jorge Luiz Barbosa, Mariane de Oliveira Biteti e Fernando Lannes Fernandes - O que é Favela, afinal? (2009)

O que é Favela, afinal? (.pdf)
Observatório de Favelas.
Tamanho: 1.75MB.
Idioma: português.

Saudações, mortais desse Estranho Mundo.
Em agosto de 2009 ocorreu o seminário "O que é favela, afinal?" com a participação dos pesquisadores Fernando Cavallieri (Instituto Pereira Passos), Maria Lais Pereira da Silva (Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF), Gerônimo Leitão (Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF), Laura Machado de Mello Bueno (PUC Campinas), Marcelo Baumann Burgos (PUC - Rio), Linda Gondim (Laboratório de Estudos da Cidade da UFC), Cristovão Duarte (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ), Rosana Denaldi (consultora do Ministério das Cidades em São Paulo) e Pedro Strozemberg (pesquisador do Iser). De um modo crítico e amplo a versão digital do livro de mesmo nome traz diversas opiniões, experiências e vivências sociopolíticas que tentam redefinir, redimensionar e reposicionar os olhares da sociedade brasileira diante desse fenômeno social. Organizado por Jailson de Souza e Silva, Jorge Luiz Barbosa, Mariane de Oliveira Biteti e Fernando Lannes Fernandes, e produzido pelo "Observatório de Favelas" - uma organização social de pesquisa, consultoria e ação pública dedicada à produção de conhecimento e de proposições políticas sobre as favelas, criada em 2001, e que em 2003 tornou-se uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), com sede na Maré (RJ) - o livro pretende rever o conceito de que as favelas seriam "caóticos espaços homogêneos e sem infraestrutura", visão típica dos anos 40/50, para constatar que se trata, na verdade, de "espaços populares formados por diversas redes sociais com diferentes ações, agentes e atores".
Altamente recomendado.
Mais informações na página do Observatório de Favelas.
"Almas atormentadas, tremei!"

2 comentários

Bloody Mary disse...

Hell,
comecei a ler esse livro na mesma hora em que baixei. Muito se fala sobre o tema mas sempre com o viés assistencialista. Pior que isso: muitas vezes as comunidades são generalizadas como focos de violência que "não têm mais jeito".
Por mais absurda que pareça, essa opinião se dissemina até entre quem vive nesses locais!
Falta infraestrutura e investimentos públicos? É claro que falta - assim como na maioria dos "bairros" de cidades por todo o país! O que as pessoas esquecem é que há se esquece é que há pessoas morando lá! Morando e CONSTRUINDO uma realidade - e uma auto-imagem - melhor com iniciativas próprias e união!
Valeu pela postagem!

Hellraiser disse...

Mary,
é fácil culpar os pobres pela pobreza. Aliás, essa é a regra desde que a humanidade se considerou "sociedade" (visão, essa, iniciada, reforçada e mantida pelas elites - todas elas!). Conhecer o que enfrentamos é o primeiro passo para conseguir superar os desafios. Nesse caso não se trata de "ajudar" - já que é provado que as próprias comunidades são capazes de fazê-lo sozinhas - mas sim de compartilhar, digna e igualitariamente, os direitos entre os que vivem nas favelas e fora dela.
Obrigado pelo comentário.

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^