sábado, 28 de novembro de 2009

13th Floor Elevators - The Psychedelic Sounds of the 13th Floor Elevators (1966)

13th Floor Elevators - The Psychedelic Sounds of the 13th Floor Elevators (1966)

Saudações, mortais desse Estranho Mundo.
Em dezembro de 1965 circulou, histórica e oficialmente pela primeira vez, o termo "psychedelic rock". Tratou-se de um cartão promocional criado por John Cleveland (não confundir com o poeta inglês John Cleveland - 1613) à pedido da banda texana "13th Floor Elevators" que queria algo que os diferenciasse em meio à enxurrada de bandas que floresciam nos 60´s. Em 10 de fevereiro de 66 o periódico "Austin Statesman" destacou a banda num artigo entitulado "Unique Elevators shine with Psychedelic Rock" e, no mesmo ano, foi lançado "The Psychedelic Sounds of the 13th Floor Elevators", primeiro disco da "13th Floor Elevators".
A história dessa banda remonta ao ano de 1965 quando Roky Ericson e Tommy Hall se conheceram. Ericson era um doidivanas, um guitarrista experimental sempre atrás de sonoridades diferentes, influências orientais e qualquer coisa que pudesse "libertar" sua mente. Hall era um estudante de psicologia, um curioso por definição, que se meteu acidentalmente no meio da música munido unicamente de coragem, vontade e - diz a lenda - um "jarro amplificado"! (outra lenda à cerca da banda diz que os dois eram amigos íntimos de Janis Joplin e que por pouco ela não foi parar na "13th Floor Elevators"). É claro que o envolvimento de Ericson e Hall com as drogas e com o rock´n´roll não podiam acabar bem e, após algumas prisões por desacato e porte de substâncias entorpecentes, Ericson acabou sucumbindo frente à esquizofrenia psicótica.
Coisas da vida..
Enfim, mais uma obscura banda resgatada pela Internet!
Amostras aqui.
Mais experiências como essa você encontra aqui.
"Almas atormentadas, tremei!"

3 comentários

txinomandinga disse...

HOLA!!!!! AGAIN...fantastico!!

Bloody Mary disse...

huhuahuahua..
"Doidivanas" é bem típico!
O cara nasce, cresce, se mete com o rock e .. enlouquece!!
huahuahua..
Ótima postagem!

(obs.: nem sei como agradecer pela ajuda, Hell, mesmo assim OBRIGADA!)

Psilocybe disse...

Esse disco é um clássico! Lindo e maravilhoso... Ultimamente estou ouvindo muito o "Easter Everywhere", que também tem o mesmo peso! Outra banda que ando escutando muito é o MC5, com o disco "Kick out the Jams"! Fenomenal!

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^