sábado, 15 de agosto de 2009

Quill - Quill (1970)

Quill - Quill (1970)

Amigos,
hoje (15/08) celebra-se o aniversário de 40 anos do Festival de Woodstock. Duvido que alguém não saiba do que se trata mas, pelo sim, pelo não, clique aqui e adquira conhecimento.
Minha homenagem vai através da banda mais azarada daqueles três dias de "paz e amor"
(leia a postagem até o final e você vai entender).
Quill
foi uma banda formada pelos irmãos Jon (baixista, compositor e vocalista) e Dan Cole (vocalista) em meados dos anos 60, em Boston. Agenciados pela Amphion Management, responsável direta pelo fortalecimento da cena musical de Cambridge-Boston (que incluía nomes como Aerosmith, The Cars e Boston), os irmãos Cole estabeleceram-se ao lado do baterista Roger North, do guitarrista Norm Rogers e do multi-instrumentista Phil Thayer, responsável pelo teclado, sax e flauta. Durante os anos de 67, 68 e 69 a Quill se apresentou muito em sua região e foi, aos poucos, ganhando fãs e reputação entre os grandes nomes da época. Os irmãos Cole chegaram a abrir shows para The Jeff Beck Group, The Who, The Kinks, Deep Purple, Buddy Guy, Blue Cheer, Sly and the Family Stone, Grateful Dead e Janis Joplin. O ápice da banda foi, sem dúvida nenhuma, a apresentação que a banda fez no Festival de Woodstock, em 69, antes mesmo de gravarem um álbum de estréia. No fatídico dia 16 de agosto, segundo dia do festival, a Quill subiu ao palco e despejou seu rock psicodélico, cheio de crítica social, ironia, poesia e sonoridades inusitadas (às vezes até atonais) num simples set de quarenta minutos ininterruptos - "That's How I Eat", "They Live the Life", "Waiting For You",e "Driftin'". Infelizmente, para os imrãos Cole e para nós, como a banda foi a primeira a se apresentar naquele dia – e devido a todos os inesperados problemas causados pela chuva do dia anterior – as filmagens da banda apresentaram um problema incorrigível que fez com que ficassem de fora da versão final do documentário oficial do festival. Talvez se a Quill tivesse aparecido no famoso documentário de Woodstock esse primeiro álbum, lançado em 1970, figurasse entre os mais interessantes, criativos e conhecidos da época.
Virou “cult”.
Mas a Internet está aí pra isso, certo?! ;)
Infelizmente, não tem amostras.
Até mais.

1 comentário

Anônimo disse...

Juntamente com Mountain (outra que ficou de fora do documentário de Woodstock), uma das melhores bandas do festival! Imagina, ver Joplin, Hendrix, Jefferson Airplane, Santana, The Who, Johnny Winter e entre tantos outros nomes ESSENCIAIS! Uma pena não ter disponível o show de todas.

Woodstock era, a melhor!

- H.H.

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^