sábado, 27 de junho de 2009

No New York (1978)

Amigos,
em 1978 Brian Eno decidiu reunir num único disco algumas de suas apostas quanto ao rock experimental - aquele que muitos preferem chamar de barulho descoordenado e ininteligível. Convidou para integrar essa pequena compilação as bandas James Chance and the Contortions, Teenage Jesus and the Jerks, Mars e DNA - todas ligadas à cena No Wave. Nada convencional, o termo post-punk, nesse caso, não conseguiria definir todas essas bandas - já que as referências e influências vão desde o Jazz, passando pelo Garage Rock, experimentações proto-eletrônicas, até desaguar no Punk e no pós-Punk. Então, se o seu negócio é música convencional (com refrão e verso, começo-meio-fim) mantenha-se longe! ;-)

James Chance era (é ainda, já que está vivo) um saxofonista, compositor e vocalista. Chance - que atendia também por James White e James Siegfried (seu nome verdadeiro) propunha uma fusão experimental entre o Jazz e o Punk e o "the Contortions" era sua plataforma para colocar isso em prática. Essa foi a primeira aparição desse projeto no mundo dos discos.

Teenage Jesus and the Jerks foi uma das bandas de post-punk mais importantes de Nova Iorque. Lydia Lunch, que na época era garçonete do famoso CBGB, ajudada pelo já citado saxofonista James Chance, formou com Gordon Stevenson, Jim Sclavunos e Bradley Field a banda que ficaria conhecida por apresentar sets de 10 minutos em que tocavam diversas músicas de 30 segundos (!) A banda durou até 79 mas parece que voltou em 2008. Clique aqui e visite a página de Lydia Lunch.

Mars foi a banda fundada pelo vocalista Sumner Crane em 75. Com China Burg (guitarrista e vocalista), Mark Cunningham (baixista)e Nancy Arlen (baterista) estabeleceram o que passou a se chamar de "ambient noise music". Com letras surrealistas e andamentos inclassificáveis, a Mars durou até 78.

A DNA foi formada em 78 pelo guitarrista Arto Lindsay e pelo tecladista Robin Crutchfield. Suas composições era ruidosas e angulares - desconfortáveis aos ouvidos menos acostumados. Completavam esse time de malucos Gordon Stevenson e Mirielle Cervenka. Clique aqui e assista a uma amostra da banda Mars.

Mais informações aqui.
Até mais.

1 comentário

aquelecara disse...

Muito bom! Somzinho maneiro pra um "meio" de festa. Valeu!

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^