quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Lynyrd Skynyrd - Pronounced 'leh-'nerd 'skin-'nerd (1973)

Boomp3.com
Saudações, mortais desse Estranho Mundo.
Esse post de hoje - com um atraso de dois dias - presta uma homenagem a uma das mais importantes bandas do Southern Rock de todos os tempos: Lynyrd Skynyrd. A banda surgiu das primeiras experiências musicais do vocalista Ronnie Van Zant e dos guitarristas Allen Collins e Gary Rossington, na então banda "The Noble Five", em Jacksonville, Florida, no ano de 1964. No ano seguinte, 65, juntam-se a eles o baixista Larry Junstrom e o baterista Bob Burns. Juntos, decidem mudar o nome da banda para "My Backyard". Influenciados, primeiramente, por Free, The Yardbirds, Rolling Stones e Beatles, passaram a incorporar elementos do blues, country e western, raízes do estilo que os colocariam em evidência: o Southern Rock. Em 1970 o roadie Billy Powell, tecladista, foi integrado à banda que resolve mudar de nome mais uma vez. Dessa vez, uma "homenagem" ao professor de educação física da escola em que eles estudavam, sr. Leonard Skinnerd, um ferrenho opositor aos cabelos compridos dos garotos na época. Passaram a se chamar, então, Lynyrd Skynyrd - fato que, de cara, irritou o tal professor, mas que depois marcou uma aproximação a tal ponto que o sr. Leonard chegou a abrir várias apresentações da banda na época. Em 72 Leon Wilkeson substituiu Larry Junstrom no baixo mas não permaneceu - pouco antes de gravarem o primeiro disco, Wilkeson foi subsituído por Ed King, guitarrista que aceitou o desafio de assumir as quatro-cordas da Lynyrd Skynyrd. O primeiro álbum, "Lynyrd Skynyrd", saiu em 73 e teve grande repercussão, principalmente a faixa "Free Bird" que alcançou a posição de número 19 da Bilboard e é tida como um hino do Southern até os dias de hoje.

No dia 20 de outubro de 77 o avião que levava a banda e sua equipe para uma apresentação em Baton Rouge, Lousiana, caiu numa floresta, em Mississipi. O vocalista Ronnie Van Zant, o guitarrista Steve Gaines e sua irmã, Cassie Gaines, backing vocal da banda, morreram nessa data. Além deles, morreram também o empresário Dean Kilpatrick, o piloto Walter McCreary e o co-piloto William Gray. Os outros, apesar de terem sobrevivido, ficaram gravemente feridos.

Minha homenagem não se dá pelo acidente - apesar da data. Prefiro mais aproveitar-me dessa data de infeliz recordação para homenageá-los pelo excelente primeiro álbum e pela importância que a mistura entre country, western, blues e hard-rock que eles notabilizaram oferece ao mundo até hoje. Meu destaque desse disco fica com a letra genial de "Gimme Three Steps" - bom-humor e coragem - ou falta dela, como preferirem.
Mais informações na página oficial da banda.
"Almas atormentadas, tremei!"

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^