segunda-feira, 14 de julho de 2008

Rolling Stones - 12x5 (1964)

boomp3.com
Amigos,
segundona é um dia difícil pra maioria das pessoas.
Não sei se é porque eu acordo com música, mas pra mim, sempre foi muito bom acordar cedo. Sempre deixo preparado um bom cd que é pra não correr o risco de acordar com o "funk do Créu", ou coisas desse tipo..
O que tenho a oferecer hoje pode ser considerado o segundo capítulo da história do rock. O momento em que saem de cena os intérpretes e entram as bandas.
Eu poderia escolher os Beatles, mas eles nunca fizeram muito meu tipo. Sempre fui mais Stones. Não sei se era a boca do Jagger, se era a mítica do Richards, sei lá.. só sei que sempre os preferi ao "Fab4"..
Escolhi pra esse post álbum "12x5", o meu favorito. Talvez eles sejam a banda há mais tempo na ativa. Formada em 62, na Inglaterra, por Mick Jagger, Keith Richards, Brian Jones, Bill Wyman e Charlie Watts, os Stones sempre foram considerados "rivais" dos Beatles (a indústria sempre precisou desse tipo de coisa?). Dizem as más línguas que Ian Stewart, pianista e amigo de Brian Jones, teria participado da fundação da banda mas, e sempre tem um mas, não tinha "carisma" e foi rebaixado a gerente de palco com direito apenas de gravar com os Stones (mas nunca constar como membro da banda). Outra história diz que Bill Wyman foi integrado a banda não por sua técnica, nem por seu talento, mas porque ele tinha amplificadores suficientes para a banda. Com um rock arraigado no blues vivenciaram grandes sucessos e fracassos, problemas com drogas e morte (Brian Jones foi morreu afogado em sua pscina, em 69, pouco depois de deixar oficialmente a banda). Enfim, um roteiro perfeito pra um filme.
Sobre o álbum:

- abre com a roqueira "Arouond and Around". As referências a Chuck Berry estão por todos acordes e batidas. Simples, três acordes, perfeita. Mostrando que, naquele tempo eles já sabiam da máxima KISS (Keep It Simple, Stupid). A letra diz
"Eu disse que o clube estava tocando rock, Tocando sem parar, Yeah, rolando e tocando rock, Que som doido, E eles nunca pararam de tocar rock, Até que a lua fosse embora." Essencial.

- a segunda é "Confessin´ Blues", um bluesão rasgado onde Mr. Jagger implora: "por favor não me trate como cão". As gaitas chegam a arrepiar! O clima de bar fica completo se você prestar atenção ao piano swingando no melhore estilo MississiPIANO!(huahuahuahuahuahua..)

- "Empty Heart" lembra Beatles (sem maldade nenhuma, apenas constatando). As gaitas continuam lá, dessa vez num segundo plano. O que se destaca é o pandeirinho psicodélico, quase hipnótico. "Um coração vazio é como uma vida vazia, faz você querer chorar".

- "Time is on my Side" é uma clássica. É a minha favorita, embora o tempo nunca esteja ao MEU lado.. Uma canção sobre alguém que espera que seu amor se arrependa e volte. Putz, falando assim parece sertanojo..

- mais uma amostra do quanto relacionado ao blues o rock estava (ou está, sei lá..)
"Good Times, Bad Times" . Mais uma vez, alguém esperando a volta de outra. "Confie em alguém, ou irá ser uma guerra", apregoa Mick (ó eu, íntima do cara..).

- "Porque eu estava acostumado a ama-la, mas está tudo acabado agora", é assim que um Stone de verdade deve se comportar. "It´s all over Now" é a virada de mesa, o momento em que, finalmente, eles se dão o devido valor e esnobam a rapariga.

- "2120 South Michigan Avenue". Bem, eu não sei quem mora lá, mas deve ter sua importância pra banda. Uma música instrumental, quase uma música incidental, bem retrô. E tome gaitas!

- "Under The Boardwalk" vem com seu misto de melancolia e despeito. Não sei porque mas acho que a vida afetiva desses caras não era lá essas coisas..

- "Congratulations". Um agradecimento cínico por partirem mais alguns corações.

- "Grown Up Wrong" deve ter inspirado os Ramones. Letra minimalista e poucos acordes. "Don't forget about the past, Girl, you've grown up too fast", ok, mr Jagger..

- "Se você precisa de mim, por que não me chama? Por que você não manda buscar-me?". "If you Need Me" traz de volta os Stones mendigando amor.. ohhhh..

- "Susie Q" esse dispensa comentários..
Resumindo: se o assunto for rock dos bons, com muito blues, chamem os Stones de 64, agora, se o assunto for relacionamentos..
Até mais.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^