sábado, 26 de julho de 2008

Plebe Rude - O concreto já rachou (1985)

boomp3.com
Amigos,
como o próprio nome desse blog descreve, eu sou meio estranha.
Pergutem, por aí, qual é a maior banda de rock de Brasília e, invariavelmente, a resposta será "Legião Urbana". Pois bem, pra mim não é. Na minha opinião houve (e há) uma banda que em termos de conceito, letras e musicalidade foi (e é) superior à Legião. Estou falando da "Plebe Rude", banda formada inicialmente por Philippe Seabra, André Mueller, Jander Bilaphra e Gutje Worthmann. As letras politizadas e cheias de interpretações lembravam os bons momentos da MPB durante a repressão militar, a simplicidade punk associada à diversidade new wave tornava a sonoridade da banda única, capaz de agregar punks ao mesmo tempo que suas músicas eram das mais pedidas nas rádios FMs. A questão sobre essa banda é que eles não tinham um comportamento muito convencional: recusavam-se a ir a programas com os quais não concordavam, não aceitavam imposições das gravadoras, restringia suas apresentações apenas a eventos que realmente diziam respeito a eles, enfim, a tal "atitude punk". É claro que opinião são subjetivas e você pode discordar, mas pra mim, essa é a banda. Sobre o álbum:

- "Até quando esperar" é o hino que inicia o álbum. Não existe ninguém, entre seus 25/35 anos, que não conheça essa música que se mantém atual, infelizmente.

- "Proteção" vem a seguir. Questionando as instituições que "nos protegiam".

- "Johnny" é a terceira. Com uma letra enigmática misturando uma visão sobre o militarismo e a insegurança adolescente.

- "Minha renda" chuta o balde. Uma ácida crítica ao "mercado musical" que propõe trocar dignindade por sucesso.

- "Sexo e karatê" tocou até enjoar nas rádios alternativas. Mais uma letra cheia de interpretações e enigmática..

- "Seu jogo" é a penúltima e aborda as regras do "jogo da vida".

-"Brasília" uma música incrível. Dois vocais ao mesmo tempo disparando uma aguçada visão sobre a realidade da Capital Nacional (e do país à época do pós-repressão - que escondia, ainda, muitas ameaças).

Punk rock, New Wave, The Clash, Stiff Little Finger... Se você não conhece, aqui está a oportunidade de conferir. Esse primeiro álbum foi produzido por Herbert Viana (citado na música "Minha Renda" de uma forma nada convencional), padrinho da banda ao lado de Renato Russo. Na minha opinião, um dos discos mais importantes do rock nacional (pra aqueles que diziam que eu não dava espaço pras bandas nacionais..).Confiram!
Até mais.

3 comentários

Anônimo disse...

Plebe Rude...taí uma banda que às avessas dos que muitos nem imaginam
ter feito muita diferença nos anos 80, o que na época Legião, RPM e outras bandas com seus hits muitos conhecemos até hoje. A Plebe teve um conceito muito diferente no que se referia à rock. E ficará vivo no coração de muitos. Mary, valeu pelos coments e tenho o mesmo pensamento seu. Legião, nunca foi meu forte.

Devaneios...entre as estrelas disse...

Plebe Rude...taí uma banda que às avessas dos que muitos nem imaginam
ter feito muita diferença nos anos 80, o que na época Legião, RPM e outras bandas com seus hits que muitos conhecemos até hoje. A Plebe teve um conceito muito diferente no que se referia à rock. E ficará vivo no coração de muitos. Mary, valeu pelos coments e tenho o mesmo pensamento seu. Legião, nunca foi meu forte.

Bloody Mary disse...

Muito obrigada por seu comentário, Devaneios...entre as estrelas! Acho sinceramente que o melhor do rock nacional dos anos 60-70-80 passou despercebido. Eram tempos difíceis, de recursos excassos e repressão ideológica. Por isso acho tão importante o papel que a Internet assume hoje!
Muito obrigada por sua visita e continue com a gente!
Até!

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^