terça-feira, 21 de junho de 2011

Tuitaço Banda Larga um direito seu!


Foi hoje: um grande tuitaço em defesa da Internet de alta velocidade, barata e acessível a todos os brasileiros, organizado pela campanha “Banda larga é um direito seu” reuniu cerca de 60 entidades que lutam pela democratização da comunicação no país. Durante todo o dia, sobretudo entre as 16 e 17h, os usuários do twitter postaram mensagens nos perfis do Ministério das Comunicações e do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, pedindo a discussão pública das propostas do Plano Nacional de Banda Larga e denunciando o favorecimento de empresas de telecomunicações no plano. O objetivo: pressionar o governo com o mote “minha internet caiu... nas mãos das teles” (#minhainternetcaiu).

O PNBL, Plano Nacional de Banda Larga, vem sofrendo violenta pressão das operadoras de telefonia e os seis pontos da campanha são importantíssimos. A saber:

1. Retomada imediata das discussões públicas das propostas do PNBL. O governo precisa garantir a interlocução com outros setores além das próprias empresas.

2. Definição de um plano robusto e condizente com a dimensão e com as necessidades do país. Um programa dessa importância não pode ser feito a partir da negociação no varejo e sem estratégia de longo prazo.

3. O PGMU-III deve ser modificado para retirar a possibilidade de as empresas descontarem os custos das metas de universalização e para fortalecer as metas regionais.

4. Estabelecimento do serviço de banda larga em regime público, com metas de universalização, controle de tarifas e garantia de continuidade.

5. Garantir à Telebrás as condições financeiras e estruturais para exercer a gestão pública do PNBL.

6. Estabelecer metas de qualidade que vão além de preço e velocidade, já que a prestação de serviço hoje tem sérios problemas que não podem continuar.

E você, participou?
(atualização: o Ministro Paulo Bernardo fez pouco caso da mobilização. Pior pra ele..)

3 comentários

Daia Scarlet disse...

Não fiquei sabendo desse twitaço, se não eu teria participado também!

Não sabia da existência do PNBL, bem interessante!

Bloody Mary disse...

Pois é, o PNBL está pra ser completamente mudado pra poder favorecer as teles.. a gente precisa estar de olho e se manifestar!
(obs.: eu não participei porque não tenho twitter - mas colaboro divulgando e mobilizando aqui no EMM).
Valeu a visita e o comentário!

Hellraiser disse...

Saudações, Mary.
Acho que as manifestações são válidas, sejam contra ou à favor de qualquer idéia - afinal, muitos morreram pra que isso fosse possível.
Quanto a mim, permaneço sem tempo pra essas modernidades de twitter, facebook e outras novidades (nem orkut eu tive!). Mas nada que me aliene da realidade.
Bela e inteligente postagem!

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^