domingo, 12 de junho de 2011

Björk - Medúlla (2004)


Amigos,
Björk Guðmundsdóttir, ou simplesmente Björk é surpreendente.
Impossível classificá-la como isso ou aquio afinal ela transita suavemente pelo Rock, Jazz, Música Eletrônica, Folk e até pela Música Erudita. Sua experimentação vocal, desde os tempos de Tappi Tíkarrass (talvez até mesmo antes, já que aos 14 anos ela já integrava a Spit and Snot), passando pelos tempos de Sugarcubes até chegar à sua carreira solo tem assumido proporções realmente grandiosas, criando sempre algo realmente novo, longe de qualquer expectativa de público, crítica ou de mercado. Em 2004 essa islandezinha de pele alva e olhos negros lançou "Medúlla", um disco inteiramente vocalizado, distorcido e cheio de efeitos (contando apenas com o suporte de um baixo sintetizado, um sintetizador, um piano e um gongo. Da cultura musical Inuit às excentricidades de Mike Patton, passando por beatboxers e arranjos a cappella, Björk criou seu álbum mais politizado, radicalmente contrario às ações reacionárias que os EUA tomaram a partir dos atentados de 11 de setembro (vide "Mouth's Cradle"). Sua gravidez também influenciou sua criação e pode ser percebida na faixa "Submarine", que ela chamou de "despertar pós-parto".
Destaque para as faixas "Desired Constellation" e "Öll Birtan".
A versão disponibilizada aqui contém, ainda, a faixa "Komid", apresentada apenas como bônus na edição japonesa do CD. Então, aproveitem!
Atenção: não esperem um disco fácil - Björk nunca faria isso!
Aceitem (ou não) o desafio de ouvir novas formas de música e ampliem (ou não) seus horizontes.
Mais informações aqui.
Até mais.

3 comentários

eudoras disse...

o site é fantástico, permite acesso a um fabuloso mundo estranho da música... Meu desejo é parabenizar e avisar que o link da Björk-Medulla tá off.
Abç, Débora

Bloody Mary disse...

Olá, Débora.
Antes de tudo quero agradecer seu comentário, suas palavras e sua visita a esse Estranho Mundo.
Fiz questão de trocar o link da Björk o mais rápido possível porque, além de ser uma estranha com E maiúsculo, "Medulla" não pode deixar de ser compartilhado.
Sinta-se em casa por aqui.
Até mais.

eudoras disse...

Uau, estranha eficiência e rapidez! obrigada!
E Estranho Mundo de Mary já está adicionado nos favoritos. Colocarei também um link no meu blogue!
Até e, novamente, obrigada!

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^