segunda-feira, 22 de março de 2010

Asian Dub Foundation - Fact and Fictions (1995)

Asian Dub Foundation - Fact and Fictions (1995)

Amigos,
em 1993, na cidade de Londres (Inglaterra), o professor de tecnologia musical da London's Farringdon Community Music House, o senhor Aniruddha Das, partiu da teoria para a prática. Cansado da rotina de apenas ensinar jovens vindos do sul da Ásia as "artimanhas" da tecnologia dentro da música, Das aliciou (no melhor dos sentidos) um de seus mais promissores alunos, o pequeno rapper Deeder Zaman - que na época tinha apenas 14 anos -, e o ativista pelos direitos civis e dos trabalhadores, John Pandit, para juntos formarem uma "sound system", uma espécie de cooperativa entre dj´s e engenheiros de som.
Nascia a "Asian Dub Foundation".
O professor Aniruddha Das virou o baixista "Dr. Das". O ativista John Pandit virou "DJ Pandit G". Deeder Zaman virou o rapper "Master D". E a banda virou uma espécie de organização musical que misturava funk, dub, ragga, breakbeat, dancehall, ritmos africanos e indianos, música eletrônica e rock, atitude punk, letras com conteúdos políticos e sociais. Um ano depois a ADF recebeu o guitarrista Steve Chandra Savale, que logo assumiu a alcunha de "Chandrasonic". Depois foi a vez de Sanjay Gulabhai Tailor, um programador de bases que passou a participar das apresentações ao vivo até se tornar membro da banda, atendendo pelo codinome "Sun-J". As performances incendiárias e os discurssos antifacistas ganharam o público e se espalaharam pelo mundo, levando o nome da banda a figurar entre os mais importantes nomes da música pela liberdade.
"Fact and Fictions" foi o primeiro álbum completo da Asian Dub Foundation a ser lançado. A mistureba de ritmos e referências, adicionada às citações asiáticas e africanas, pode assustar aos desavisados. Mas quando a mistura começa a fazer efeito - e o discurso político começa a fervilhar em faixas como "Rebel Warrior", "Jericho", "Th9", "Tu Meri" e "Box" - fica difícil segurar.
Mais informações na página oficial da banda.
Até mais.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^