sábado, 18 de abril de 2009

Elliott Smith - From the Basement On the Hill (2004)

Saudações, mortais desse Estranho Mundo.
Tudo parecia encaminhado para Elliott Smith. Suas musicas eram geniais, seus álbuns eram aclamados por crítcos e público, as gravadoras disputavam para conseguir contratá-lo, mas sempre existe um "mas". Em 2000, depois de concluída a divulgação e respectiva turnê do álbum "Figure 8", Smith se afastou de Margaret Mittleman, empresária responsável por ele desde seu primeiro álbum solo, e passou a trabalhar sozinho com Jon Brion. Os dois selecionaram e registraram diversas composições de Smith durante o ano de 2001 até que Brion confrontou Smith. Motivo: abuso de álcool e drogas. Smith rompeu sua amizade com Brion e descartou todo materia já composto até aquele momento - mais da metade do disco, dizem. Estava claro que Smith estava com problemas. Os trabalhos atrasaram, a gravadora DreamWorks interveio, Smith sentiu-se pressionado e rompeu seu contrato. Smith chamou seu amigo David McConnell para recomeçar o trabalho. A convivência entre os dois foi conturbada: McConnell chegou a dizer que ouviu Smith falar e tentar suicído diversas vezes com overdoses de heroína e crack - dizem até que Smith gastava 1500 dólares por dia em drogas nesse período. Mesmo assim, Smith, McConnell, Steven Drozd (do The Flaming Lips) e Scott McPherson - que dividiram as baterias, e Sam Coomes no baixo, realizaram o projeto. Durante o ano de 2002 as apresentações de Smith tornaram-se infrequentes. Numa dessas apresentações Smith estava magro, com cabelo mal cortado, barba por fazer, sujo, voz fraca e esquecendo letras e músicas. As previsões eram as piores possíveis. No final daquele ano Smith ainda se envolveu em problemas com a polícia durante um show do Flaming Lips: ao defender um sujeito que estava sendo agredido por policiais Smith foi confundido com um morador de rua e levado à delegacia. Depois disso Smith passou várias vezes por clínicas de reabilitação mas não admitia ser viciado. A turbulência daquele momento transferiu-se para as suas criações que, naquele momento, afastaram-se da delicadeza poética de outros tempos e imergiram num noise rock cheio de experimentações. De todo modo, criar parecia a única solução para a sobrevivência de Smith que, nesses momentos, parecia são e livre.
Até o fatídico dia 21 de outubro de 2003.
Elliot Smith e Jennifer Chiba, sua namorada, discutiram e, o que parecia mera desavença de casal, teve um fim trágico. Chiba trancou-se no banheiro e só saiu de lá quando ouviu Smith gritar. Ao abrir a porta, Chiba viu que Smith tinha uma faca cravada em seu peito. Chiba chamou a ambulância mas Smith morreu pouco depois, no hospital. Essa versão ainda é muito contestada - diferentemente do talento de Smith, que teve seu álbum lançado postumamente, em 2004. O álbum foi concluído, a pedido da família de Smith, por Rob Schnapf, produtor de longa data do artista, e Joanna Bolme, ex-namorada de Smith e parceira de composição.
Destaque para as faixas "Coast to Coast", "Let's Get Lost", "Pretty (Ugly Before)", "Don't Go Down" e "A Fond Farewell".

Elliott Smith - From the Basement On the Hill (disco 1) (2004)
Elliott Smith - From the Basement On the Hill (disco 2) (2004)

"Almas atormentadas, tremei!"

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^