quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Nick Cave and the Bad Seeds - Murder Ballads (1996)

Amigos,
faz tempo que penso em compartilhar esse disco. Não se trata do primeiro álbum do senhor Nick Cave. Tampouco se trata do último. Trata-se do meu favorito, uma pequena obra-prima conceitual abordando temas como crimes e paixões. A história do senhor Cave é interessante mas vou contar numa outra oportunidade (mas você pode se inteirar sobre isso clicando aqui). Por hora, quero falar sobre esse álbum. Lançado em 96 "Murder Ballads" é o nono álbum de estúdio de Nick Cave em seu projeto com os "Bad Seeds". O disco conta com as participações especiais de PJ Harvey, Shane MacGowan e Kylie Minogue.
"Song of Joy" conta a história de um homem cuja esposa, Joy, e seus três filhos, Hilda, Hattie e Holly são assassinados.
"Stagger Lee" é uma canção baseada numa música afro-americana tradicional que trata de um assassino com o mesmo nome.
"Henry Lee" narra a história de uma mulher que assassina um homem porque ele se recusou a amá-la (PJ Harvey, que na época ralacionava-se com Cave, participa dessa canção).
"Lovely Creature" é uma canção abstrata sobre encontrar e perder um amor devido à morte.
"Where the Wild Roses Grow" foi o carro chefe do álbum. Em parceria com a cantora pop australiana Kylie Minogue essa faixa conta a típica história de um homem que seduz uma mulher e a executa.
"The Curse of Millhaven" fala sobre Loretta, uma garota meio maluca "de olhos verdes e cabelos dourados" que vai testemunhando a morte - como uma maldição - de todos à sua volta.
"The Kindness of Strangers" fala sobre uma jovem garota de nome Mary Bellows que viaja para ver o mar. No caminho ela encontra Richard Slade. Mesmo sem se relacionar - e talvez por isso mesmo - Bellows se sente solitária e passa a deixar as portas abertas até ser - supostamente - assassinada por Slade.
"Crow Jane" é sobre uma garota, vítima de estupro, que vai até uma loja de armas, prepara-se e mata seus algozes.
"O'Malley's Bar" é sobre um sujeito que entra no bar e mata seus companheiros de longa data.
"Death Is Not the End" conta com as participações de Anita Lane, Kylie Minogue, PJ Harvey, Shane McGowan, Thomas Wydler (baterista da Bad Seeds), Blixa Bargeld (guitarrista da Bad Seeds) e o próprio Cave cantando um verso nesse cover de Bob Dylan (obs.: é a única faixa em que não ocorre nenhuma morte!).
À propósito: no total do disco são 64 mortes relatadas, numa média aproximada de 7 por canção!
Tudo isso com a mais sublime suavidade musical!!
Um álbum clássico!!
Mais informações sobre esse disco aqui!
Até mais.

1 comentário

Psilocybe disse...

Olá Bloody... Esse disco eu não escutei ainda, mas vou procurar baixá-lo! Eu tenho o "From Her to Eternity" que eu acho ótimo, o "Let Love In", que também é muito bom e o "Tender Prey" que é meu preferido!

Postar um comentário

Desenvolvido por UsuárioCompulsivo, desmontado e remendado por "Estranho Mundo de Mary". ^